, CONFOA 2011

Tamanho da fonte: 
A evolução do número de revistas em acesso aberto com fator de impacto
Teresa Costa, Sílvia Lopes, Diana Silva, Manuel Montenegro, Augusto Ribeiro

Última alteração: 2011-10-10

Resumo


As universidades e as instituições de I&D acedem apenas a uma fração dos periódicos científicos existentes, o que significa que só uma parte da investigação realizada é verdadeiramente utilizada e tem real impacto.

Se a totalidade dos artigos produzidos fosse publicada em acesso aberto, a utilização, o impacto sobre essa produtividade e o progresso da investigação seriam maximizados.

Apesar disso, verifica-se que os periódicos científicos em acesso aberto têm vindo a aumentar ao longo dos últimos anos e podem dividir-se em três grupos:

a) os que surgem já dentro de modelo de acesso aberto;

b) os que surgem no modelo tradicional de acesso por assinatura mas que passam ao modelo de acesso aberto em algum momento da sua existência;

c) os que, embora permaneçam no modelo tradicional de acesso por assinatura, disponibilizam os seus backfiles livremente, no final de um determinado período de embargo aos conteúdos mais atuais.

O presente estudo visa dar continuidade ao projecto iniciado em 2010 e apresentado na I Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto e que se propunha identificar os periódicos indexados na edição do Journal Citation Reports (JCR) de 2009, bem como as suas condições de acesso.

Esse projecto tinha como objectivo a realização de uma análise de forma a identificar e quantificar os periódicos em acesso aberto assim como verificar se o acesso aberto contribui para atenuar eventuais diferenças de acesso ao conhecimento entre as diversas áreas científicas, nomeadamente, na dicotomia ciências puras e naturais / humanidades e ciências sociais.  

Com a disponibilização da edição de 2010 do JCR, que integra mais de 1.500 novos títulos, considerou-se pertinente dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente, designadamente, complementar a base de dados de periódicos em acesso aberto da edição de 2009 do JCR analisando tendências ao nível da disponibilização de publicações científicas com fator de impacto, em acesso aberto.

De forma a dotar o presente trabalho de uma maior abrangência, considerou-se importante analisar e integrar a lista de periódicos indexados pelo SCimago Journal & Country Rank (SJCR).

Tal permite criar e disponibilizar uma base de dados global atualizada de periódicos em acesso aberto, já que se constatou que as diferentes listas já existentes e disponíveis na Web, como por exemplo a DOAJ, J-Stage, Free Medical Journals, entre outras, diferem entre si ao nível dos critérios de inclusão, atualização e áreas de interesse. Com o surgimento quer de editoras quer de periódicos em acesso aberto e de portais de alojamento de publicações, a existência de uma lista global e atual torna-se cada vez mais premente.

Para além da constituição e disponibilização online desta base de dados, o estudo visa igualmente comparar modalidades de acesso aos periódicos (subscrição ou acesso aberto, com e sem embargo), bem como organizar os mesmos por área temática, facilitando a análise das tendências evolutivas.

Assim, o presente estudo compara as edições de 2009 e 2010 do JCR de modo a verificar as alterações ocorridas não só nas suas categorias, mas sobretudo nas vinte áreas intermédias anteriormente estabelecidas pelos autores. Simultaneamente será feita uma comparação entre os rankings do SJCR (mais abrangentes ao nível do número de revistas e mais específicos ao nível da categorização em áreas temáticas) com os do JCR.

Como outcomes deste trabalho, destacamos:

a)      atualização da lista dos periódicos em acesso aberto listados no JCR;

b)      lista dos periódicos em acesso aberto listados no SJCR;

c)      análise dos dados em cada uma das áreas científicas que constituem a Science Edition e a Social Sciences Edition do JCR, verificando em que áreas científicas o acesso aberto tem maior e menor preponderância;

d)     análise dos dados em cada uma das áreas e categorias científicas que integram o SJCR, verificando em que áreas científicas o acesso aberto tem maior e menor incidência;

e)      comparação das modalidades de acesso aos periódicos (subscrição ou acesso aberto, com e sem embargo);

f)       criação de uma plataforma para disponibilização desta informação online.


Palavras-chave


Periódicos científicos; Journal Citation Reports; SCimago Journal & Country Rank; fator de impacto; h-index