, CONFOA 2011

Tamanho da fonte: 
VOA3R - Virtual Open Access Agriculture & Aquaculture Repository : Compartilhar e valorizar pesquisas científicas e acadêmicas relacionadas com a agricultura, aquicultura, alimentação e meio ambiente. (http://voa3r.eu)
Pascal Aventurier, Diane Le Hénaff

Última alteração: 2011-10-10

Resumo


VOA3R é um projeto europeu de 3 anos (2010-2012, ICT Policy Support Program, Seventh Framework Programme - FP7) que visa compartilhar conhecimentos científicos nas áreas de agricultura para alimentos, aquicultura e meio ambiente a partir de arquivos abertos de parceiros europeus e internacionais. As organizações com arquivos abertos nos temas do projeto estão convidadas a disponibilizá-los no VOA3R.

O VOA3R é um consórcio constituído por 14 parceiros de 10 países :

-          UAH (Universidad de Alcalá - Spain)

-          AUA (Agricultural University of Athens - Greece)

-          UDE (University of Duisburg-Essen - Germany)

-          GRNET (Greek Research and Technology Network SA - Greece)

-          SLU (Swedish University of Agriculture Sciences - Sweden)

-          UHASSELT (Hasselt University - Belgium)

-          ICROFS (International Center for Research in Organic Food Systems - Denmark

-          INRA (French National Institute for Agricultural Research - France)

-          CULS (Czech University of Life Sciences - Czech Republic)

-          ACTAInfo (ACTA Informatique - France)

-          ARI (Agricultutal Research Institute - Cyprus)

-          CINECA (Consorzio Interuniversitario - Italy)

-          TEIA (Technological Educational Institute of Athens - Greece)

-          ACTA (Association de Coordination Technique Agricole - France).

 A FAO (Food and Agriculture Organisation) e a UNESCO-IOC também participam indiretamente bem como outras instituçoes estão interessadas em colocar os seus arquivos no VOA3R.

O VOA3R estará conectado pelo protocol OAI, seguindo um determinado perfil de aplicação para VOAR- as bibliotecas digitais de arquivos abertos de outros sistemas de publicações através de interfaces de pesquisas inovadoras. Ele integra diferentes tipos de documentos como, por exemplo, artigos de periódicos, teses, artigos/resumos de anais de congressos, métodos, dispositivos técnicos, relatórios, dados das pesquisas, materiais audiovisuais. O público-alvo são os pesquisadores, mas também estudantes, técnicos e tomadores de decisão.

Uma avaliação geral das ferramentas de busca e da interface do VOA3R foi realizada com pesquisadores de cada um dos parceiros do projeto para verificar as necessidades gerais de localização das informações.

A plataforma VOA3R está orientada para a comunidade de usuários e oferece uma rede social para a comunidade de pesquisa em agronomia bem como ferramentas de gestão da bibliografia. Esta rede pode servir para identificar especialistas e projetos mas, tem como objetivo promover futuras colaborações científicas internacionais. Um protótipo está disponível em http://voar3r.cc.uah.es.

A plataforma permitirá algumas melhorias nas informações buscadas com elementos de avaliação ampliadas como, por exemplo, ratings, revisões públicas, classificação social, micro-blogging e links entre diferentes resultados/documentos. O objetivo é experimentar outras maneiras de avaliar uma publicação cientifica além do processo tradicional e anônimo de avaliação pelos pares (peer review process) que nem sempre estão disponíveis nos repositórios.

Os Repositórios escolhidos para a primeira fase são os seguintes: Organic Eprints (ICROFS, Dinamarca), The ARI Repository (Agricultural Research Institute, Cyprus), AGRIS on-line Papers in Economics and Informatics (Univ of Life Sciences, Praga, República Checa), The EFITA repository (Acta informatica, France), ProdINRA (INRA, France) [1], SLU DSPACE and Epsilon Repositories (Swedish University of Agricultural Sciences , Suécia), OceanDocs Repository, UHASSELT (Bélgica), FAO Corporate Document Repository, AGRIS (FAO).

 

Um objetivo importante do VOA3R é representar as instituições, pesquisadores, projetos, agências de fomento utilizando as normas do CERIF (Common European Research information Format)[2]. O CERIF foi criado no final dos anos 80 e desde 2002 está sendo desenvolvido em associação com a euroCRIS, uma associação profissional sem fins lucrativos de especialistas - Current Research Information System (CRIS) para contribuir com o desenvolvimento e a evolução do CERIF, um modelo de dados padrão e de interoperabilidade das informações bibliográficas da FAO (LODE-BD) [3].

As interfaces de pesquisa inovadoras vão transformar o portal mais colaborativo e ergonômico. Um experimento será realizado com a integração de ontologias (FAO-Agrovoc, Plant Ontology...) para fornecer aos usuários sugestões de conteúdos para os especialistas que trabalham no mesmo tema ou revistas que publicam o tema.

A tecnologia desenvolvida está disponível em acesso aberto e pode ser replicada em outros campos científicos. Os dados do VOA3R poderão ser acessados através de uma RDF triple store (Resource Description Framework) que é o formato para um linked data (o formato da Web em dados estruturados, connectados por links). Todos os produtores de dados das áreas científicas e participantes do VOA3R poderão valorizar as suas pesquisas pela exposição de seus metadados através do protocolo OAI VOA3R (Agris, Dublin Core qualificado e ampliado).

Esta apresentação mostrará a plataforma desenvolvida, as tecnologias usadas e os pré-requisitos para as instituições que queiram trabalhar com VOA3R.

 

[1] ŠIMEK, P.; ADAMIDES, G.; LE HÉNAFF, D.; RASMUSSEN, L.; SICILIA, M. A.; WAKSMAN, G. (2011). Contrasting metadata quality processes and coverage in agriculture-related repositories: an experience report. 8. European Federation for Information Technology in Agriculture, Food and the Environment/World Congress on Computers in Agriculture ; 2011/07/11-14; Prague (CZE). Disponível em: <http://www.prodinra.inra.fr/prodinra/pinra/data/2011/07/PROD20117dcfde95_20110718105516141.pdf>. Acesso em : 25 jul. 2011.

[2] CERIF. Disponível em: <http://www.eurocris.org/Index.php?Index.php?page=CERIFintroduction&t=1#>. Acesso em : 25 jul. 2011.

[3] LODE-BD. Disponível em: <http://aims.fao.org/lode/bd>. Acesso em : 25 jul. 2011.

Palavras-chave


arquivo aberto; web 2.0; Semantic Web; OAI; linked data; agricultura; alimentação; meio ambiente; aquicultura;