, CONFOA 2011

Tamanho da fonte: 
Repositório Institucional da Fiocruz – ARCA: Manual de tratamento dos objetos digitais
Patricia Henning, Éder de Almeida Freyre, Cléa Mara Barradas dos Reis, Maria Craistina Soares Guimarães

Última alteração: 2011-10-10

Resumo


O Repositório Institucional da Fiocruz – ARCA, localizado no site <http://www.arca.fiocruz.br>, foi criado em 2007 com o objetivo inicial de preservação da produção técnico-científica do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica - ICICT. Em 2010 se institucionalizou e ampliou seu escopo, aumentando a visibilidade da produção intelectual por meio da informação proveniente de dos institutos, escolas, centros, editoras e revistas da Fiocruz.

Atualmente disponibiliza nove comunidades: Casa de Oswaldo Cruz, Centro de  Pesquisa Gonçalo Moniz, Editora Fiocruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Instituto Fernandes Figueira, Instituto Leônidas e Maria Deane, Instituto Oswaldo Cruz e Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. As coleções de cada uma dessas comunidades são de natureza técnico-científica, tais como: artigos, livros, capítulos de livro, teses e dissertações, trabalhos de conclusão de curso, relatórios de pesquisa, relatórios institucionais, manuais, vídeos e a Revista RECIIS.

Utiliza a tecnologia de software livre DSpace, mantido pelo MIT Libraries e pela Hewlett-Packard Cia, desenvolvido para facilitar a criação dos Repositórios Institucionais – Ris, distribuído, no Brasil, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.

Para o tratamento técnico das coleções foi utilizado o conjunto de elementos de metadados da Dublin Core Metadata Element Set, tomando como referência o modelo conceitual definido pelo Open Archival Information System (OAIS) e a inclusão de elementos adicionais para atender às particularidades da Fiocruz.

Em função das peculiaridades de cada coleção foram definidos ‘metadados’ que  descrevem e estrutura a informação de forma particular para cada uma das coleções do repositório. Diante desse cenário, surgiu a necessidade de se criar um ‘Manual de tratamento de dados’, com o intuito de auxiliar os bibliotecários e pesquisadores na descrição e identificação dos recursos de informação.

Este pôster visa apresentar o tratamento utilizado para a catalogação dos dados por meio de ‘metadados’ específicos para cada uma das tipologias do repositório ARCA, com o intuito de garantir a preservação digital e a interoperabilidade de seus objetos digitais com outros Repositórios. Tem-se a intenção de disponibilizar o Manual no formato ‘HTML’ dentro do próprio Repositório, de modo a facilitar o auto arquivamento pelos seus usuários. Ao reunir, preservar e dar visibilidade à produção técnico-científica da Fiocruz, o ARCA representa parte significativa do esforço da divulgação e acesso à pesquisa pública em saúde no Brasil em formato aberto.


Palavras-chave


Repositórios institucionais; Repositórios Digitais; Acesso Livre; Metadados; Objetos Digitais