, CONFOA 2011

Tamanho da fonte: 
Repositórios de acesso aberto em instituições de ensino superior
Marilia Augusta de Freitas, Ana Cristina Moreira, Neide Aparecida Gomes

Última alteração: 2011-10-10

Resumo


A Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE) participa do movimento do acesso aberto e mantém o compromisso de democratizar o conhecimento por meio de suas bibliotecas digitais, que proporcionam acesso aberto à produção científica da UnB. Para isso, oferece um conjunto de serviços para a gestão, publicação e disseminação eletrônica de documentos, fundamentados na filosofia do acesso amplo e irrestrito a produções acadêmicas. Seu trabalho com bibliotecas digitais está estabelecido e consolidado e abrange um Repositório Institucional, uma Biblioteca Digital de Monografias e um Diretório Acadêmico de Periódicos, além de outras iniciativas em desenvolvimento, como a Biblioteca Digital Sonora e o Repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem.

Nas últimas décadas, a tecnologia tem sido grande aliada do processo educacional, ultrapassando as paredes da sala de aula e delineando novos métodos de apoio ao processo de ensino/aprendizagem. A ampla utilização da modalidade de educação a distância no Brasil e no mundo, com ambientes virtuais de aprendizagem especificamente criados para isso, atinge muitos níveis de educação. O uso de objetos digitais de aprendizagem traz grandes vantagens para o ensino/aprendizagem, tanto na modalidade presencial quanto na de educação a distância. As modalidades presencial e a distância são frequentemente combinadas, o que representa uma tendência nas universidades, bem como o uso de materiais baseados nas TICs.

Além de sua produção cientifica, a Universidade de Brasília produz de forma crescente recursos digitais para apoiar o processo de ensino/aprendizagem: materiais didáticos eletrônicos que utilizam o potencial pedagógico oferecido pelas TICs. Diante dessa realidade, a BCE está desenvolvendo um repositório com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e garantir acesso à produção de objetos educacionais da UnB. Objetos digitais de aprendizagem são material didático disponibilizado em módulos auto-contidos, baseados no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, e que podem ser utilizados, reutilizados e referenciados (Cruz et alli, 2008). A importante característica de ser reutilizável é assegurada pela implementação de repositórios que visam ao armazenamento desses objetos e permitem o acesso imediato aos seus conteúdos educacionais.

Nesse contexto, a BCE desenvolve o Repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem da Universidade de Brasília (RODA), que consiste de um conjunto de serviços para gestão e disseminação de objetos digitais de aprendizagem produzidos no âmbito da UnB, no apoio às atividades de ensino/aprendizagem. O objetivo é contribuir tanto para a preservação e compartilhamento dos objetos digitais de aprendizagem produzidos pelo corpo docente e pesquisadores da UnB, favorecendo a associação entre as modalidades a distância e presencial, quanto para dar visibilidade ampla e irrestrita a esse material em ambiente de acesso aberto e com o uso de protocolo aberto (OAI-PMH). O projeto inclui, ainda, a publicação de conteúdos digitais por meio de plataforma específica para esse fim, permitindo a disponibilização digital e impressa sob demanda e em diferentes formatos. O RODA utiliza a plataforma DSpace e está organizado em comunidades, subcomunidades e coleções.

A literatura indica que criação e manutenção de repositórios em universidades enfrenta problemas no que se refere ao seu povoamento. É necessário que a administração superior valorize, endosse e tome a iniciativa como uma ação da instituição, e não somente do órgão que a desenvolveu e implantou - normalmente sua biblioteca, a unidade de informação da universidade. A falta de apoio institucional à implantação do repositório pode representar a diferença entre o fracasso e o sucesso da iniciativa e levar ao descrédito ou legitimar as bibliotecas digitais mantidas pela Biblioteca Universitária. Por isso, é tão relevante que a universidade institucionalize e encampe a proposta de implantação de seus repositórios e ajude a construir, no ambiente acadêmico, a base e o apoio para o seu povoamento.


Palavras-chave


Repositório Institucional; Obejtos de Aprendizagem; Acesso Aberto