, CONFOA 2011

Tamanho da fonte: 
Mapeamento de hábitos de comunicação e de acesso à informação científica de pesquisadores da Medicina, Enfermagem, Física, Educação, Química e Comunicação: insumos para a gestão de repositórios institucionais de acesso aberto
Raquel Viana, Fernado César Lima Leite

Última alteração: 2011-10-10

Resumo


Introdução

O acesso aberto é viabilizado a partir da adoção de duas estratégias: periódicos científicos de acesso aberto e repositórios institucionais (RI). Quanto aos RI, estes encerram duas funções: a gestão da informação científica produzida em instituições de pesquisa, devido ao crescente volume de resultados de pesquisa em ambiente digital, e, decorrente da primeira, colaborar para a melhoria da comunicação científica, de modo a contribuir para a reformulação do sistema de comunicação da ciência. Ambas as funções dependem do entendimento do modo como pesquisadores interagem com a informação que utilizam e que geram. O referencial teórico da pesquisa considera que, para se estabelecer um modelo de gestão de RI que contemple diferenças disciplinares, é necessária a análise de hábitos de comunicação e acesso à informação em diferentes áreas. O objetivo é propor diretrizes de gestão de RI a partir do mapeamento de hábitos de comunicação e acesso à informação de pesquisadores de diferentes áreas.

Metodologia       

Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem mista. Adotou como estratégia a triangulação concomitante para a coleta e análise dos dados quantitativos e qualitativos. O universo é constituído por pesquisadores da UnB e a amostra, definida com base em critérios específicos, ficou assim constituída: Ciências da Vida - Medicina (28) e Enfermagem (21); Ciências Exatas - Física (23) e Química (45); Humanidades - Educação (48) e Comunicação (30), totalizando 195 pesquisadores. Os dados quantitativos sobre hábitos de comunicação foram coletados a partir da Plataforma Lattes e Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq por meio de lista de verificação que contemplou: tipo de produção, idiomas e tipo de autoria dos artigos de periódico, presença em grupos de pesquisa. A coleta de dados qualitativos ocorreu por meio de entrevistas com pesquisadores das diferentes áreas estudadas. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente e qualitativos serão submetidos à análise temática.

Resultados

Até então, os resultados refletem a fase quantitativa da pesquisa, uma vez que os dados qualitativos estão em processo de análise. Pesquisadores de diferentes áreas possuem hábitos distintos quanto à comunicação. Constatou-se que, para a maior parte da atividade de publicação, a Física, Química e Medicina adotam o artigo de periódico como canal preferencial, com 83%, 69% e 66%, respectivamente. As demais áreas distribuem suas publicações equilibradamente em outros canais, como artigos publicados em anais de conferências, capítulos de livros e, em menor quantidade, livros. Livros representam aproximadamente 10% das publicações da enfermagem, comunicação e educação e não ultrapassam 4% nas outras. O inglês prevalece na publicação de artigos de periódicos na física (99,5%), química (99%) e medicina (62%), nas outras predomina o português. Na Comunicação e Educação, 74% e 60% dos artigos de periódicos são publicados em autoria única, e nas outras prevalece a prática da autoria múltipla. 

Conclusão                                                                                                            

Com base nas descobertas preliminares sobre hábitos de comunicação dos pesquisadores, recomenda-se que o modelo de gestão do RI considere que: i) artigos de periódicos não devem constituir o único tipo de conteúdo dos RI; ii) exceto a Física e química, as demais áreas adotam equilibradamente outros canais, o que requer a análise de seu fluxo e estabelecimento de processos diferenciados; iii) na Física, Química e medicina predomina o inglês como idioma nos artigos de periódicos, o que requer que, nas áreas onde prevalece o português, a indexação em inglês torne-se um processo, de modo a permitir a recuperação da informação por pesquisadores não lusófonos; iv) a predominância do inglês em algumas áreas sugere maior atividade de publicação em periódicos estrangeiros, cuja negociação de licenças, no caso da ausência do autoarquivamento, requer a interação com editores estrangeiros; v) a predominância de autoria múltipla requer maior atenção quanto ao gerenciamento de direitos autorais.  


Palavras-chave


Informação Científica; Comunicação Científica; Diferenças Disciplinares; Padrões de Comunicação Científica; Acesso Livre; Acesso à Informação; Disseminação da Informação Científica; Gestão da Informação Científica.