, CONFOA 2011

Tamanho da fonte: 
O acesso aberto na transparência das ações de entidades de classe: o repositório do Sistema Conselho Federal de Biblioteconomia e Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CFB/CRB)
Neide Aparecida Gomes

Última alteração: 2011-10-10

Resumo


O Sistema CFB/CRB é composto pelo Conselho Federal, por quatorze Conselhos Regionais de Biblioteconomia e pelas 12 Delegacias. A coordenação do Sistema CFB/CRB é realizada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, que tem sua sede em Brasília. Os Conselhos Regionais  abrangem os estados do país, por região conforme o número de profissionais registrados.

O Sistema busca uma integração efetiva com a participação de todos os bibliotecários que colaboram com suas pesquisas, práticas e experiências para o fortalecimento da profissão de Bibliotecário, o reconhecimento de seu valor e, principalmente, de sua importância para a sociedade, fundamentada nos preceitos éticos que a norteiam.

À luz de seu código de Ética e seu Regimento Interno, o Sistema CFB/CRB define suas políticas e ações e segue princípios apropriados de governança corporativa, tais como a transparência, a prestação de contas, a eqüidade e a responsabilidade sócio-ambiental. Os princípios que fundamentam a proposta filosófica de um repositório institucional referem-se, dentre outras questões, ao acesso aberto, ao compartilhamento e à democratização do conhecimento. O repositório é um espaço exclusivo para a disseminação da produção científica dos bibliotecários, além da produção legislativa, financeira e técnico-administrativa do Sistema CFB/CRB. Os objetivos do repositório são aumentar a visibilidade da produção científica dos bibliotecários do país, preservar a memória do Sistema e dar transparência  às suas ações, garantindo assim idoneidade e legalidade de seus atos. Nesse contexto, considera-se uma ação de relevância a implantação do Repositório Institucional do Sistema CFB/CRB.

O repositório apresenta as seguintes comunidades:

  1. Espaço para o bibliotecário – onde são publicados artigos, livros e capítulos de livros, monografias, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos. A coleção Palestras e Treinamento foi incluída com o objetivo de incentivar o trabalho que o bibliotecário executa no seu dia-a-dia e que fica restrito à sua biblioteca. A ideia é compartilhar as boas práticas do fazer bibliotecário.
  2. Gestão do Sistema CFB/CRB – nessa comunidade o sistema publica seus documentos financeiros, planejamento estratégico, plano de metas, projetos e programas desenvolvidos.
  3. Legislação – onde são publicados Regimento Interno, portarias, decisões, instruções normativas, manual de legislação e as resoluções do sistema, bem como leis e decretos pertinentes à profissão.
  4. Publicações do Sistema CFB/CRB – espaço para publicação dos materiais produzidos pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biblioteconomia.

O projeto do repositório do Sistema CFB/CRB foi uma iniciativa da Comissão de Memória do CFB em parceria com a Biblioteca Central da Universidade de Brasília. O Sistema CFB/CRB se insere no movimento do acesso aberto à informação,  disseminado e defendido por universidades e instituições científicas do mundo inteiro, disponibiliza um espaço único para que os bibliotecários do país publiquem seus trabalhos e deixa transparente todas as suas ações administrativas e financeiras. Com os documentos já publicados e através das estatísticas de visitas, países e cidades que mais visualizaram determinado tipo de documento, como por exemplo, as resoluções do Conselho Federal de Biblioteconomia, é possível perceber um aumento significativo da visibilidade do Sistema CFB/CRB.