, CONFOA 2011

Tamanho da fonte: 
COLABORATÓRIO UFMG: COLABORAÇÃO, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS SOCIAIS EM REDE E ACESSO PÚBLICO AO CONHECIMENTO
Maria Aparecida Moura, Mendes Luciana

Última alteração: 2011-10-10

Resumo


As tecnológicas informacionais e a implementação de processos colaborativos online em distintas instâncias da vida passaram a exigir novas dinâmicas nos processos de comunicação, produção científica e formação humana no âmbito das Universidades. Nesse sentido, a ampliação do uso de tecnologias nos processos de produção e aprendizado acadêmicos, a relativização das noções de tempo e espaço e a relativa horizontalização das instâncias de produção e recepção da informação e do conhecimento tornaram a transdisciplinaridade imprescindível ao exercício científico.  Em virtude de tais transformações sócio-técnicas novas terminologias, dispositivos e esforços coletivos têm sido levados a termo com o objetivo de ampliar o compartilhamento de saberes em rede. Dentre esses dispositivos destacam-se os colaboratórios, como uma possibilidade de ampliação do diálogo e do acesso público ao conhecimento.

Colaboratório é um termo cunhado, em 1989, pelo cientista da computação William Wulf para destacar as transformações aportadas à produção científica contemporânea devido à presença maciça das tecnologias da informação e comunicação em rede. Nesse contexto, os colaboratórios permitem que os pesquisadores possam compartilhar dados e informações provenientes de bases informacionais comuns e recursos computacionais, mesmo estando dispersos em distintas áreas do conhecimento e países.  Através desse compartilhamento podem produzir conhecimentos de interesse comum sem as restrições de temporalidades ou espaços físicos típicos dos rituais sincrônicos de ações acadêmicas desta natureza.

Os colaboratórios integram o movimento da Ciberinfraestrutura que é composto pela integração conceitual de computação distribuída, informações digitais retrospectivas e prospectivas, interfaces digitais amigáveis (ubíquas, multimodais, nômades e imersivas) além de interfaces para o mundo físico com a estruturação de plataformas de observação autônomas.

Integrada aos esforços internacionais, a UFMG desenvolve, desde o ano de 2010, iniciativas que visam apoiar e potencializar a consolidação de produtos e serviços de comunicação e informação baseados na transdisciplinaridade e no trabalho acadêmico colaborativo. O Colaboratório UFMG, parte deste esforço institucional, é uma iniciativa da Diretoria de Divulgação Científica (DDC) e da Coordenadoria de Políticas de Inclusão informacional (CPINFO) vinculados à Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, com o objetivo de gerar produtos e serviços de informação em rede, voltados ao apoio à interação, a colaboração e a comunicação direta entre os membros da comunidade acadêmica da UFMG e a sociedade.

O Colaboratório UFMG é um espaço digital dotado de produtos e serviços dedicados à colaboração acadêmica e visa potencializar o desenvolvimento e a experimentação de novas abordagens e produções acadêmicas colaborativas, modelos inovadores de comunicação e divulgação científica e ferramentas de pesquisa e de interação na interface Universidade-Sociedade. Para tanto, é composto atualmente pelos seguintes serviços:

  •  UFMG Tube - Canal de auto-arquivamento de vídeos digitais interativos. Objetiva, através da coleta, difusão e preservação do patrimônio científico e cultural, desenvolvido no âmbito da UFMG, ampliar os olhares e diversificar o acesso aos diferentes pontos de vista sobre os desafios contemporâneos. Visa ainda fomentar o debate de temáticas emergentes entre os pesquisadores e o cidadão comum.
  • Repositório digital- Repositório aberto, produzido em Dspace, voltado ao armazenamento e divulgação de acervos abertos da pesquisa acadêmica baseado em tecnologia de acesso livre, com vistas a ampliar a visibilidade da produção científica institucional, a circulação dos saberes e o acesso integrado aos documentos eletrônicos gerados no processo da pesquisa científica.
  • AgendaIN - Agenda colaborativa online dedicada à divulgação de colóquios, seminários, congressos. Objetiva oferecer uma panorâmica da vida acadêmica a partir das contribuições da comunidade UFMG.
  • Dicionário Biográfico da UFMG - Dicionário biográfico de sujeitos cujas trajetórias pessoais estejam vinculadas a UFMG (pesquisadores, artistas, professores, alunos, funcionários) visando contribuir na constituição da história e da memória social da Instituição e evidenciar as contribuições da UFMG para a sociedade brasileira, por meio da tessitura das referidas biografias. O dicionário buscará, por meio da redação colaborativa e online de verbetes biográficos, evidenciar a singularidade e as contribuições desses sujeitos à educação brasileira em particular e a sociedade em geral.

Nesse período de implantação, O Colaboratório UFMG tem buscado ampliar o diálogo com instituições congêneres com o objetivo de partilhar experiências e soluções tecnológicas. Além disso, busca-se fortalecer a presença dos distintos atores sociais envolvidos na pesquisa, ensino e extensão como possibilidade de construção compartilhada de uma nova dinâmica de produção do conhecimento pautado na redução do “raciocínio exclusivista e binário” que orienta, em grande parte, as tênues fronteiras disciplinares.

 


Palavras-chave


Colaboratório, ciberinfraestrutura, comunicação científica,acesso aberto, E-Science