, CONFOA 2011

Tamanho da fonte: 
Uma via verde entre a Europa e a América Latina: boas práticas em Advocacy
Clara Parente Boavida

Última alteração: 2011-10-20

Resumo


Nos últimos anos a comunidade científica tem assistido ao crescimento de iniciativas sobre Acesso Aberto e Repositórios Institucionais. Estas iniciativas promovem a definição de políticas e a implementação de estratégias para uma comunicação científica de excelência.

A pertinência desta comunicação surge do conceito de rede entre a Europa e a América Latina, das estratégias que promovem a implementação e a disseminação de Repositórios Institucionais e das políticas que podem ser definidas e implementadas para a concretização do Acesso Aberto.

Estas estratégias e políticas incluem-se no conceito de advocacy.  Atuam a dois níveis: top down, tendo como público-alvo dirigentes de topo e bottom up, desenvolvidas para pesquisadores, administradores de repositórios e bibliotecários. O termo advocacy, usado na língua inglesa, distingue-se da conotação que tem nas línguas de origem latina relacionada com  advocacia[i].

Esta comunicação tem como objetivo a apresentação de três projetos que trabalham e desenvolvem o conceito de advocacy,  no contexto do Acesso Aberto e dos Repositórios Institucionais, a uma escala nacional, continental e intercontinental. O Repository Support Project (RSP) que contribui para a construção de uma rede de conhecimentos e competências entre as instituições de ensino superior do Reino Unido. O OpenAIRE que é uma infraestrutura eletrônica com mecanismo de suporte à identificação, depósito, acesso e monitorização dos artigos financiados pelo 7º Programa-Quadro (7PQ) e pelo European Research Council (ERC) e o Projeto NECOBELAC que consiste numa rede de colaboração entre a Europa e os países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil.

Se o Projeto NECOBELAC disponibiliza um conjunto de recursos e atividades em quatro línguas, incluindo o Português, que podem ser utilizados e adaptados pela comunidade Brasileira, o RSP serve de modelo de sucesso que pode motivar ou, até mesmo, contribuir para o desenvolvimento de uma rede entre a Europa e o Brasil que suporte a construção de iniciativas semelhantes. O OpenAIRE representando a esfera política, descreve os mecanismos necessários para a adoção de políticas de Acesso Aberto segundo orientações de importantes agências de financiamento.

Para além da apresentação dos projetos mencionados, pretende-se, com esta comunicação, desenvolver o conceito de advocacy, descrever e exemplificar as várias estratégias de advocacy que utilizam, incluindo todos os recursos disponíveis e fazer um conjunto de recomendações resultantes das boas práticas que foram aprendidas no decorrer dos anos de projeto.

O RSP[ii] é um projeto de 5.5 anos, que teve início em 2008 e é financiado pelo programa JISC - Joint Information Systems Committee. Tem como objetivo contribuir para a construção de uma rede de conhecimentos e competências entre as instituições de ensino superior do Reino Unido. Concretiza este objetivo oferecendo orientação e aconselhamento à comunidade para uma melhor aceitação da criação de repositórios nas instituições de ensino superior. A orientação e a assistência prestadas dão ênfase a questões operacionais relacionadas com a instalação e implementação de repositórios institucionais, assim como, a questões conceituais relacionadas com a definição de políticas e estratégias institucionais, sustentabilidade e disseminação de repositórios institucionais.

O RSP tem um programa extenso dirigido tanto a instituições que estão a dar o primeiro passo, assim como, a instituições avançadas que pretendam desenvolver estratégias institucionais. Em ambos os casos, o objetivo é proporcionar formas de decisão claras e concisas de modo a aumentar o ritmo de adoção de repositórios institucionais. De forma a assegurar que as instituições tenham um apoio e suporte eficazes nas diversas fases de maturidade de um repositório são disponibilizadas as experiências, o know-how e as melhores práticas divididas em quatro áreas:

1.    Técnica - relacionada com a seleção do software, instalação, tecnologia, metadados e interoperabilidade;

2.    Organizacional - recursos humanos, requisitos, incentivos e direitos de autor;

3.    Gestão do repositório - políticas, workflows, arquivo e preservação;

4.    Promoção e disseminação (advocacy) - incluindo marketing e promoção no seio da instituição dirigida a todas as partes envolvidas.

O Projeto NECOBELAC[iii] é uma rede de colaboração entre os países da Europa e da América Latina e Caribe. É um projeto de 3 anos, com início em 2009 e financiado pelo 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia. Atua no campo da Saúde Pública. Tem como principais objetivos: melhorar a escrita científica, promover os modelos de publicação em acesso aberto e fomentar a cooperação técnica e científica entre os países da Europa e da América Latina e Caribe. Estes objetivos são concretizados através de atividades de treinamento que se desenvolvem a dois níveis: cursos T1 dirigidos a futuros formadores e cursos T2 realizados a nível local. Como forma de promover modelos de Acesso Aberto, na publicação da pesquisa da área da saúde pública, desenvolve recursos e uma estrutura de suporte às atividades realizadas.

O OpenAIRE[iv] é um projeto de 3 anos, financiado pelo 7º Programa-Quadro, que resulta numa infraestrutura de apoio aos pesquisadores no cumprimento das orientações relativas ao Acesso Aberto do projeto-piloto Open Access Pilot da Comissão Europeia e do ERC[v]. Tem como objetivos: construir estruturas de suporte, como o estabelecimento do serviço de apoio (helpdesk) europeu, estabelecer e operar uma infraestrutura eletrônica para gerir os artigos com peer-review e trabalhar com várias comunidades temáticas para explorar os requisitos, o acesso e a manipulação de conjuntos de dados de pesquisa como suplemento das publicações científicas. O OpenAIRE recomenda as orientações do projeto DRIVER, que serviram de complemento e de base às diretrizes OpenAIRE, e distingue-se deste no seu propósito. Enquanto que o DRIVER pretendeu conectar os repositórios na Europa e torná-los interoperáveis, o OpenAIRE pretende tornar visíveis as publicações financiadas pelo 7ºPQ e ERC.

 

[i] Deliverable 3.3 Advocacy materials for local customisation and use within LAC countries repositories http://www.necobelac.eu/documents/NECOBELAC_Deliverable_3_3_Final.pdf

[ii] Repositories Support Project http://www.rsp.ac.uk/

[iii] Projeto NECOBELAC http://www.necobelac.eu/pt/index.php

[iv] Projeto OpenAIRE http://www.openaire.eu/

[v] Chloe Furnival (2010). Ensuring Open Access to European, Latin American and Caribbean research: a description of the OpenAIRE and NECOBELAC Projects. ALISS Quarterly, Vol.5, No.4, p.20-23. Retrieved  from http://www.necobelac.eu/documents/EnsuringOAEuropeanLAMResearchOpenAIREAndNECOBELAC.pdf

 


Palavras-chave


Repositórios institucionais; Acesso Aberto; Advocacy;