Tamanho da fonte: 
PERIÓDICOS BRASILEIROS E A FUGA DE ARTIGOS DE ALTO IMPACTO
Rubenildo Oliveira da Costa, Lucia Maria S.V.C. Ramos

Última alteração: 2013-09-16

Resumo


De 2008 a 2011, houve um aumento de 240% (de 31 para 111) no número de títulos de periódicos brasileiros indexados no JCR (Journal Citation Report), base de dados que calcula o Fator de Impacto de periódicos científicos (PACKER, 2012), refletindo no aumento da classificação do Brasil no Ranking de artigos indexados.
Porém, tem-se observado o baixo desempenho desses títulos nas últimas edições do JCR, objeto de discussão nas edições de 2010, 2011 e 2012 do Seminário de Avaliação dos Periódicos Brasileiros no JCR, evento promovido pela SciELO (Scientific Electronic Library Online) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Acredita-se na existência de um círculo vicioso que impede o aumento do Fator de Impacto de periódicos brasileiros. Se por um lado os pesquisadores brasileiros preferem publicar suas pesquisas de maior impacto em títulos de periódicos estrangeiros com alto Fator de Impacto, citando os mesmos títulos; por outro lado, os periódicos brasileiros costumam publicar mais artigos de pesquisadores brasileiros (até mesmo de sua própria instituição - alto índice de endogenia), e as citações recebidas são na sua maioria de pesquisadores e/ou periódicos brasileiros.
A partir dessa hipótese, objetiva-se calcular o Fator de Impacto de periódicos a partir da produção científica da USP na área de Odontologia, comparando o comportamento de publicação dos pesquisadores em periódicos brasileiros e estrangeiros. E, com isso, demonstrar que é possível avaliar a produção científica além dos indicadores bibliométricos de periódicos científicos disponibilizados pelas bases de dados de citação SJR/Scopus e JCR/Web of Science.
METODOLOGIA: Aplicação de técnicas bibliométricas, utilizando os softwares livres BibExcel (análise bibliométrica) e Pajek (representações gráficas).  O universo da pesquisa é formado por 797 artigos de pesquisa publicados pela USP na área de Odontologia no período de 2009 a 2010 e indexados na SCOPUS (Base de Citação mais abrangente). Os 797 registros bibliográficos da base foram recuperados no mês de setembro de 2012.
RESULTADOS E CONCLUSÃO: apresenta e discute a classificação dos periódicos que publicaram os artigos de mais impacto, comparando-a com a lista de periódicos brasileiros. Apresenta e discute um gráfico de colaboração, demonstrando a colaboração entre unidades da USP. Os artigos de odontologia de mais impacto são aqueles em colaboração com o ICB. A partir dos títulos dos periódicos, é possível dizer quais os assuntos que cada unidade trabalha com mais impacto. Por fim, confirma-se a hipótese proposta de que existe um círculo vicioso que impede o aumento do Fator de Impacto de periódicos brasileiros.

Palavras-chave


Avaliação da produção cientifica; Fator de impacto; Qualis; JCR; periodicos brasileiros