Tamanho da fonte: 
Qualidade e Impacto das Revistas do SEER: uma avaliação segundo as notas Qualis e o Fator de Impacto.
Luísa Chaves Café

Última alteração: 2013-07-27

Resumo


Introdução

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é uma tradução, feita pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Open Journal Systems (OJS), software de gerenciamento e publicação de revistas de acesso aberto desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP). Atualmente o SEER disponibiliza 1065 periódicos eletrônicos brasileiros de acesso aberto, criados e gerenciados por diferentes instituições, associações e editores brasileiros (SEER, 2013).
Segundo o Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ), o Brasil é o segundo país com maior quantidade de periódicos de Acesso Aberto no mundo, com 808 periódicos. Os Estados Unidos, em primeiro lugar, possuem 1275 periódicos cadastrados no Diretório (DOAJ, 2013).
A recente criação de vários periódicos de Acesso Aberto no Brasil pode refletir um avanço do Movimento AA no país. O surgimento dos periódicos no Brasil é facilitado com o software SEER e incentivado pelo programa de avaliação de cursos de pós-graduação da Capes, que valoriza cursos que publicam revistas. No entanto, não se conhece o impacto destes periódicos nas comunidades científicas brasileiras e tampouco como são avaliados.

Visando identificar como estão avaliadas as revistas do SEER, e qual é o impacto destas publicações, fez-se levantamento sobre o fator de impacto das revistas do SEER e sobre as avaliações Qualis que as revistas obtiveram.

Objetivos

O objetivo geral do estudo é conhecer como estão avaliadas as revistas do SEER e como é a visibilidade destas publicações.

Os objetivos específicos são: Identificar o fator de impacto dos periódicos do SEER segundo o Journal Citation Report (JCR), e identificar as notas Qualis das revistas do SEER.

Metodologia

Consultou-se os periódicos brasileiros presentes no Journal Citation Report (JCR), da base Web of Knowledge. A listagem do JCR apresenta 121 periódicos brasileiros, entre os quais, apenas 19 foram criados pelo SEER. Foram observados os fatores de impacto destes 19 periódicos.
Também foram observados os periódicos cadastrados no SEER, que totalizam 1065 títulos, segundo suas avaliações no Qualis, sistema de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC - Capes). Todos os 1065 títulos foram pesquisados no portal WebQualis, que recuperou 864 periódicos avaliados. As notas Qualis podem ser A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Sendo A1 a nota máxima, e C peso zero. As revistas são classificadas em diversas áreas do conhecimento e para cada área na qual foram classificadas, recebem uma nota. Para este levantamento, considerou-se a nota mais alta da revista.  O Qualis utiliza a tabela de áreas do conhecimento da Capes e do CNPq.

Através do portal WebQualis é possível acessar documentos que especificam os critérios de avaliação, que variam segundo a área do conhecimento. Para algumas áreas do conhecimento, são especificados requisitos mínimos, que quando não cumpridos levam a revista a ser avaliada com a nota C. Para outras áreas, a avaliação é feita com base em indicadores como: vida média, índice H, citações por documento.

As notas das revistas do SEER observadas no portal WebQualis foram transcritas em planilha do Excel. Calculou-se o total de revistas segundo a nota obtida.

Resultados

De 1065 revistas presentes no SEER, apenas 19 têm fator de impacto calculado no Journal Citation Report (JCR), sendo 12 revistas classificadas como "Ciências" e 7 revistas classificadas como "Ciências Sociais". Entre as 19 revistas, 2 têm fator de impacto igual a 0; 5 revistas têm fator de impacto entre 0 e 0,1; 6 revistas têm fator de impacto entre 0,1 e 0,2; 1 revista tem fator de impacto entre 0,2 e 0,3; 3 revistas têm fator de impacto entre 0,4 e 0,5; 1 revista tem fator de impacto entre 0,5 e 0,6; e 1 revista tem fator de impacto entre 0,6 e 0,7.

Verificando as notas Qualis das revistas do SEER, observa-se que a nota mais frequente nos periódicos é a B5. Há 176 periódicos com esta nota, ou seja, 16,52% do total de 1065 periódicos. Há 173 periódicos com a nota B4, o que corresponde a 16,24% do total. Nota-se que 201 (18,87%) periódicos não foram avaliados pelo sistema WebQualis. Os periódicos avaliados com as notas A1 e A2 representam apenas 7,00% do total, sendo 11 periódicos com a nota A1, e 64 periódicos com a nota A2. Os periódicos que obtiveram nota C, ou seja, peso zero na avaliação, representam 5,16% do total. 101 (9,48%) periódicos obtiveram a nota B1, 140 (13,14%) obtiveram a nota B2 e 144 (13,53%) foram avaliados como B3.

Conclusão

O SEER possibilitou a criação de 1065 revistas. No entanto, apenas 7,00% deste total obtiveram avaliação A1 e A2 no sistema Qualis. Também se observa que apenas 19 periódicos do sistema possuem fator de impacto no JCR. Estes dados revelam baixa visibilidade dos periódicos brasileiros de Acesso Aberto. Há facilidade na criação das revistas no SEER, mas não há controle de qualidade dos periódicos do sistema, não sendo feito acompanhamento de fatores determinantes da qualidade das revistas, tais como periodicidade e indexação em bases de dados nacionais e internacionais. Os resultados apontam para a necessidade da melhoria em nível de qualidade dos periódicos de Acesso Aberto no Brasil, a fim de que este tipo de publicação venha a tornar-se uma opção atraente para os pesquisadores brasileiros.

Fontes:

CAPES. Qualis Periódicos. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis> Acesso em 15 abr. 2013.

CAPES. WebQualis. Disponível em: <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam> Acesso em 15 abr. 2013.

CAPES. Tabela de áreas do conhecimento. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/tabela-de-areas-de-conhecimento> Acesso em: 15 abr. 2013

ISI WEB OF KNOWLEDGE. Journal Citation Report. Disponível em: <http://admin-apps.webofknowledge.com.ez54.periodicos.capes.gov.br/JCR/JCR?SID=1A2K6edPKnocjdDKIai> Acesso em 15 abr. 2013

IBICT. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Disponível em: <http://www.ibict.br/seer> Acesso em: 15 abr. 2013

DOAJ. Directory of Open Access Journals. Disponível em: <http://www.doaj.org/>. Acesso em: 15 abr. 2013.


Palavras-chave


Avaliação de revistas; Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas; Fator de Impacto; Brasil