Tamanho da fonte: 
Uso de Periódicos Eletrônicos nas Instituições do Ensino Superior e de Pesquisa em Moçambique
Ranito Zambo Waete, Maria Aparecida Moura, Manuel Valente Mangue

Última alteração: 2013-07-26

Resumo


O estudo realizado tomou como referência a centralidade e as repercussões dos Portais de Periódicos Eletrônicos disponíveis em Moçambique para a pesquisa científica. Para tanto, foram analisados os graus de aceitação e utilização dos Portais de Periódicos do INASP, HINARI, AGORA e CAPES por professores e pesquisadores de Instituições do Ensino Superior e de Pesquisa (IESP) em Moçambique. A metodologia contou com a combinação de abordagens qualitativas e quantitativas. Também serviu-se da pesquisa documental, para tanto, utilizou-se dos documentos oficiais e técnicos coletados junto aos órgãos do Governo de Moçambique, voltados para políticas públicas de informação, ciência e tecnologia. O universo da pesquisa foi composto por professores, pesquisadores e bibliotecários de IESP. A amostra do estudo caracterizou-se por ser não probabilística por conveniência e foi composta por professores e pesquisadores oriundos de 20 IESP em Moçambique que estão registradas para o acesso aos Portais de Periódicos. Os resultados obtidos permitiram concluir que tanto os professores quanto pesquisadores utilizam de forma rotineira os Portais de Periódicos Eletrônicos em suas atividades de ensino e pesquisa. Os mesmos resultados indicaram que a minoria dos professores e pesquisadores, que apesar da experiência acadêmica e científica e tempo de exercício da profissão, desconhecem a existência dos periódicos eletrônicos e dos Portais de Periódicos. Quanto ao grau de satisfação em relação ao uso dos Portais, os mesmos estão satisfeitos, apesar de apontam a barreira linguística como um grande entrave para o acesso e utilização dos periódicos eletrônicos disponiveis nos Portais. Os resultados do estudo apontaram para a necessidade de ampliação da divulgação dos Portais de Periódicos e a realização de cursos de treinamento para alunos, professores e pesquisadores.


Palavras-chave


Periódicos Científicos Eletrônicos; Comunicação Científica; Portais de Periódicos