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Panorama atual dos Repositórios Institucionais das Instituições de Ensino Superior no Brasil
Tiago Rodrigo Marçal Murakami, Sibele Silva de Fausto

Última alteração: 2013-07-26

Resumo


Resumo da Comunicação:

Introdução: Os repositórios digitais estão entre as alternativas oriundas da rápida evolução da comunicação científica no ambiente virtual sob os auspícios de movimentos para o acesso aberto, visando promover modelos eficientes de armazenamento, disseminação, visibilidade e acesso aos conteúdos científicos. A natureza de tais repositórios pode ser temática ou institucional, e disseminaram-se com o surgimento e disponibilização de softwares livres como o E-prints (da Southampton University, Inglaterra), o Greenstone (desenvolvido na Waikato University, Nova Zelândia, e distribuído em cooperação com a UNESCO) ou o DSpace (do Massachusetts Institute of Technology – MIT). Hoje verifica-se a existência ampliada de repositórios mundialmente, em especial em países que buscam promover a visibilidade de sua produção científica. Tal cenário estimula estudos diversificados sobre os repositórios, com os quais esse trabalho visa contribuir. Objetivo: Este estudo teve como objetivo um levantamento dos Repositórios institucionais (RI) de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, com o intuito de analisar quantitativa e qualitativamente o panorama nacional atual. Metodologia: Sendo uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, descritiva e exploratória, os procedimentos metodológicos adotados para a coleta de dados considerou como fontes os diretórios Registry of Open Access Repositories (http://roar.eprints.org/), The Directory of Open Access Repositories – OpenDOAR (http://www.opendoar.org/) e Diretório Luso-Brasileiro de Periódicos e Repositórios de Acesso Livre  (http://diretorio.rcaap.pt/). Para o preparo a categorização dos dados utilizou-se a Ferramenta Google Fusion Tables, que permite a elaboração de tabelas para a representação de todos os Repositórios Institucionais pesquisados e suas principais características: Instituição mantenedora, Natureza da instituição, Local, Região geográfica, Software adotado e sua versão, adoção do padrão Dublin Core e quantidade de trabalhos disponibilizados na data do estudo. As tabelas geraram um volume diversificado de informações sobre os repositórios institucionais de IES no Brasil, que reunidas e organizadas, são apresentadas em formatos permitem a visualização facilitada dos resultados. Resultados e discussão: Foi possível identificarmos 41 repositórios institucionais de IES que em 15 de abril de 2013 disponibilizavam 360.738 itens. Elaboramos um gráfico demonstrando a distribuição do volume de itens por Repositório, um gráfico demonstrando a distribuição por Instituição mantenedora (uma vez que uma Instituição pode manter mais de um repositório), um gráfico representando o volume de itens por Natureza institucional e um gráfico representando o volume de itens por região geográfica. Em relação ao software adotado, o DSPACE é o software predominante, com 80.5% das instalações (33 instalações). Em seguida vem o TEDE, com 7.3% (3 instalações), Nou-Rau com 4.9% (2 instalações) e Drupal, Maxwell e a BDTD-USP com 2.4% (1 instalação cada). Não é possível determinar a maioria das versões de software usados, uma vez que essa não é uma informação fornecida de forma clara pelos repositórios estudados. Geramos uma tabela referente às informações que puderam ser levantadas e a versão mais utilizada é a 1.6.2 do DSPACE. Em relação à natureza da instituição, 68.3 % dos repositórios são Federais (28 repositórios), 14.6% são Estaduais (6 repositórios), 14.6% são Particulares (6 repositórios) e 2.4% são Municipais (1 repositório). Porém, em relação a quantidade de itens por Natureza da instituição, 48.1% estão em repositórios federais (173.380), 44.4% em repositórios estaduais (160.061) e 7.5% em repositórios particulares (27.116). Não representa porcentagem no gráfico, mas o repositório municipal possui 181 itens. Quanto à distribuição geográfica 56.6% dos trabalhos foram disponibilizados em repositórios na região Sudeste (204.020), 31.8% foram disponibilizados na região Sul (114.566), 5.5% na região Centro-Oeste (19.892), 5.5% na região Nordeste (19.713) e 0.7 % na região Norte (2547). Em relação ao uso do padrão Dublin Core, que é um pré-requisito para a interoperabilidade entre estes sistemas, todos os repositórios que utilizam DSPACE usam o Dublin Core, mas não foi possível identificar se os outros utilizam, a não ser no caso da BDTD-USP que utiliza uma exportação em uma tabela HTML cujo conteúdo está em Dublin Core. Considerações Finais: A variedade de dados levantados permitiu a organização de um Catálogo de Repositórios institucionais de Instituições de Ensino Superior no Brasil e um Mapa navegável dos Repositórios institucionais de Instituições de Ensino Superior no Brasil, representando sua distribuição geográfica, que serão posteriormente compartilhados via Google Drive com qualquer interessado. Este estudo permitiu caracterizar o cenário de Repositórios Institucionais de Instituições de Ensino Superior no Brasil, mostrando que a rápida proliferação dos RI é positiva, importante e deve ser acompanhada. A coleta de dados será mantida e atualizada constantemente com a inclusão dos repositórios que vierem a ser lançados e com a atualização de suas quantidades de trabalhos de maneira regular, pretendendo ser uma fonte útil e livre sobre o canário de Repositórios Institucionais de instituições de Ensino Superior no Brasil.


Palavras-chave


Repositórios Institucionais de Instituições de Ensino Superior no Brasil