Tamanho da fonte: 
Preservação do conhecimento nuclear brasileiro: infraestrutura para integração, acesso, compartilhamento e reuso de dados de pesquisa.
Luana Farias Sales, Luís Fernando Sayão

Última alteração: 2013-09-16

Resumo



O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), na qualidade de uma das unidades de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), esta voltado para a pesquisa científica e tecnológica, para o ensino em nível de pós-graduação e para a inovação no domínio interdisciplinar das ciências nucleares.
 Como desdobramento de suas atividades acadêmicas e de pesquisa e desenvolvimento o IEN produz intensamente informações e dados de pesquisa em formatos digitais.
 Esses recursos informacionais se manifestam em forma de relatórios, teses e dissertações, artigos, multimídia, apresentações, aulas, programas de computador, simulações, ambientes virtuais e coleções de dados, que estão registrados nos mais diversos formatos e mídias. 
Os dados de pesquisa consubstanciam a maioria das publicações formais, como artigos e teses, no entanto, uma parte considerável desses recursos informacionais está disperso em computadores dos próprios pesquisadores ou estão armazenados em servidores ou suportes isolados, ameaçados de desaparecerem pelos ciclos de obsolescência tecnológica, pela fragilidade intrínseca das mídias digitais e pela impossibilidade de uma gestão ativa sobre eles, apesar de constituírem uma parte significativa da memória acadêmica e científica do IEN.
Com o objetivo de preservar, integrar, recuperar, compartilhar e reusar em âmbito nacional dados e informações da área Nuclear, fazendo com que estes dados sirvam de base para novas atividades de pesquisa, e possam também cumprir o seu papel de memória foi necessário unir tecnologia e gestão na construção de um repositório digital que apoiasse a custódia e a preservação e evitasse a fragmentação da produção técnico-científica e também dos dados digitais de pesquisas.
Assim, foi desenvolvido no IEN um repositório digital baseado num modelo de metadados cujo foco está na curadoria e integração dos diversos tipos de informações e de coleções de dados de pesquisa produzidos nos laboratórios do IEN; na geração de indicadores para a gestão de C, T & I; na criação de aplicações inovadoras baseadas no reuso dos conteúdos; e na preservação da memória digital do IEN. (SALES, SAYÃO, 2013)
Como resultado, espera-se que este repositório possa se constituir num protótipo para criação de um modelo de ciberinfraestrutura para a toda a CNEN e, consequentemente, para a área nuclear no país, tendo por base os seguintes objetivos: apoiar e integrar os processos de criação de coleções de materiais digitais para a área nuclear, incluindo dados de pesquisa; produzir de conteúdos digitais para a transferência do conhecimento nuclear, especificamente para o ensino a distância, para a divulgação científica e para a pesquisa; desenvolver ambientes virtuais e colaboratórios para a geração compartilhada de conhecimento e intensificação da interlocução científica local e remota; promover interoperabilidade e a integração entre os diversos serviços e sistemas de informação da CNEN; e  tornar visível e aberta a todas as camadas da sociedade – estudantes, pesquisadores, imprensa, formadores de opinião, fazedores de política e o cidadão comum – os dados e informações produzidos na CNEN. 

Referências
SAYÃO, Luís Fernando et al (org.). Implantação e gestão de repositórios institucional: política, memória, memórias, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. 
SAYÃO, Luís Fernando; SALES, Luana Farias. Curadoria digital: um novo patamar para a preservação de dados digitais de pesquisa. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 22, p. 1, 2012. 
SALES, Luana Farias; SAYÃO, Luís Fernando. Política de implementação para o repositório de publicações técnico-científica e de dados de pesquisa:  modelo de metadados, padrões e práticas. IEN, 2013. 19p. RT-IEN 01-2013

Palavras-chave


PRESERVAÇÃO DO CONHECIMENTO; ACESSO ABERTO AOS DADOS DE PESQUISA, REPOSITÓRIO DE DADOS CIENTÍFICOS