Tamanho da fonte: 
Os investigadores e a sua relação com o Acesso Aberto à produção científica: o caso do ISCTE-IUL
Teresa Maria Segurado, Maria João Amante, Bruno Marçal, Carina Cunha

Última alteração: 2013-07-27

Resumo


Este trabalho surge na sequência do inquérito por questionário aplicado, em Portugal, pela Universidade do Minho no âmbito do projeto MedOAnet (Mediterranean Open Access Network), iniciado em Dezembro de 2011, financiado pelo 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia e que inclui seis países europeus do Mediterrâneo (Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Turquia) e três parceiros de apoio ao projeto (Alemanha, Reino Unido e Holanda).

O ISCTE-IUL participou neste projeto através da resposta de alguns docentes e investigadores ao referido inquérito por questionário. Contudo, do universo de 284 docentes e 21 investigadores, apenas 23 responderam o que foi entendido como falta de interesse ou desconhecimento quanto ao tema ou, ainda, falta de informação sobre mesmo.

Com o objetivo de conhecer a perceção, opinião e prática dos docentes e investigadores do ISCTE-IUL no domínio em apreço foi considerado como indispensável a aplicação do mesmo questionário, embora com alguns ajustamentos, ao ISCTE-IUL de forma a recolher informação que permitisse:

 

•           Planear iniciativas e estratégias futuras no domínio do acesso aberto a desenvolver no ISCTE-IUL

•           Realizar uma análise comparativa dos resultados alcançados no ISCTE-IUL com os alcançados a nível nacional e, se possível, no conjunto dos países participantes no Projeto MedOAnet

•           Sensibilizar os destinatários para as questões relacionadas com o Acesso Livre ao conhecimento

Assim, o questionário aplicado é composto por 4 grupos distintos de questões. O primeiro corresponde a questões relacionadas com variáveis de caracterização pessoal e profissional; o segundo diz respeito à participação em projetos financiados pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pelo 7º Programa Quadro ou outros; as questões colocadas no terceiro grupo têm como objetivo apurar o grau de conhecimento ou a perceção que os inquiridos têm sobre questões relacionadas com o acesso livre ao conhecimento; já no quarto grupo pretendemos percecionar de que forma é que o universo inquirido põe em prática, ou não, as suas noções / conhecimentos relativamente ao acesso livre ao conhecimento. No total são apresentadas 37 questões sendo que a grande maioria é fechada (26) havendo, no entanto, no final uma questão aberta para comentários adicionais no âmbito do tema do questionário.

Por último, importa salientar que este trabalho é desenvolvido em parceria com o Gabinete de Apoio à Investigação do ISCTE-IUL.

Palavras-chave


Acesso Livre ao conhecimento; ISCTE-IUL; Inquérito por questionário