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REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: DEMOCRATIZAÇÃO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO
Caterina Groposo Pavão, Janise Silva Borges da Costa, Manuela Klanovicz Ferreira, Zaida Horowitz

Última alteração: 2013-07-18

Resumo


Este trabalho aborda aspectos relacionados à criação de repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REA) produzidos em instituições de ensino superior, com o propósito de subsidiar a organização das informações de forma estruturada e padronizada para maximizar a divulgação, o uso e reuso dos materiais nelas produzidos e possibilitar o compartilhamento de metadados por meio de mecanismos que centralizam as informações contidas nos repositórios em um único portal. Os REA surgiram e se desenvolveram a partir do movimento em direção à democratização da educação. Neste sentido, são apresentadas as definições para entendimento de REA como um processo de construção criativo que envolve pesquisa, tempo de elaboração, estruturação e reestruturação de significados para o contexto no qual será empregado. Não há consenso na literatura quanto à definição de REA, ou objetos de aprendizagem como também são denominados, sua construção ainda está em discussão tanto na comunidade acadêmica nacional como internacional, muito embora o objetivo compartilhado por todos seja o de criar bens educacionais de acesso aberto e permanente para o benefício da sociedade como um todo. A definição apresentada neste trabalho foi elaborada tomando por base, principalmente, as manifestações da Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED), programa da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e da UNESCO. Para viabilizar a concepção de um repositório de REA é fundamental a formação de uma equipe multidisciplinar integrada por profissionais de TI, bibliotecários e educadores, a fim de aprofundar as discussões e o conhecimento sobre as características tecnológicas e pedagógicas dos mesmos. Identificar e elencar os tipos de documentos REA são passos essenciais no processo de planejamento do repositório, sobretudo para edificar um conjunto de metadados relevante e consistente que possibilite descrever a diversidade de objetos digitais disponíveis. A elaboração conjunta do padrão de metadados e a clareza e entendimento de cada um dos elementos assume um papel fundamental para consistência das informações e para qualificar a identificação do objeto, assim como facilitar sua busca, recuperação e visualização pelo usuário final. Outro aspecto relevante refere-se às questões de direito autoral que impactam fortemente no ambiente tecnológico e informacional quando se pretende disponibilizar recursos educacionais em acesso aberto. Deve-se ter em mente a preservação do direito dos autores, que são inalienáveis e irrenunciáveis, e os direitos que estabelecem as condições de reprodução e distribuição da obra. Considera-se de suma importância adotar padrões de descrição de metadados e de interoperabilidade, com o intuito de garantir que os recursos estejam disponíveis para uso pela comunidade, não só a partir de repositório institucional, como também para coleta automática por parte dos provedores de serviços e/ou de portais, que reúnem os metadados e os objetos digitais de vários repositórios, ampliando a visibilidade e maximizando o uso dos REA.

 

 


Palavras-chave


Recursos Educacionais Abertos; Repostitórios institucionais