Tamanho da fonte: 
REPOSITÓRIOS DIGITAIS: um estudo de caso do Repositório Eletrônico Institucional (REI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Fabiana da Silva França, Adriana Carla Silva de Oliveira, Guilherme Ataíde Dias, Francisca Arruda Ramalho

Última alteração: 2013-07-17

Resumo


 

INTRODUÇÃO

O crescimento das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) otimizou as diversas formas de comunicação científica, com novos produtos e serviços, dentre eles, os repositórios eletrônicos. As ferramentas de trabalho advindas das TDIC quebraram paradigmas de acesso à informação e mudaram efetivamente a forma de publicação do conhecimento registrado proporcionando novos rumos à comunicação científica. Neste contexto, surge a questão norteadora da presente pesquisa: A recuperação da informação no Repositório Eletrônico Institucional (REI) da UFPB quanto aos critérios de usabilidade é de fácil acesso?

 

OBJETIVO

Verificar a usabilidade do Repositório Eletrônico Institucional da UFPB, à luz de uma abordagem de avaliação de interfaces homem-máquina, como ferramenta para recuperação da informação.

 

METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos, previamente formulados foi elaborado um instrumento de coleta de dados em forma de lista de inspeção para verificar a usabilidade do repositório, tendo sido escolhido o padrão internacional ISO 9241, que aborda os requisitos ergonômicos para o trabalho de escritório com computadores equipados com terminais de vídeo (ISO 9241, 1998). A pesquisa foi norteada por uma abordagem qualitativa, ao mesmo tempo em que tem natureza exploratória, também apresenta características descritivas, pois tem como principal finalidade a descrição das características de determinada população ou fenômeno. A pesquisa está em fase de análise dos resultados.

 

RESULTADOS ESPERADOS

O principal resultado esperado é identificar quais recursos e serviços estão sendo utilizados no repositório da UFPB, quais não estão atendendo as necessidades informacionais dos usuários de forma satisfatória e quais os critérios que estão ausentes no ambiente virtual do REI. Ao mesmo tempo, em que se busca elencar subsídios para uma avaliação criteriosa do Repositório com foco na recuperação da informação, visando oferecer um serviço de melhor qualidade aos usuários. Ao final da pesquisa espera-se que os resultados permitam conhecer: a) os recursos e serviços que estão sendo utilizados; b) os recursos que não estão atendendo as necessidades informacionais dos usuários de forma satisfatória; c) os recursos que estão ausentes no ambiente; d) os mecanismos de recuperação das informações no Repositório; e) e o uso do autoarquivamento. Espera-se também contribuir, de forma significativa, mediante as diretrizes de usabilidade verificadas, para melhorar a interface do Repositório como importante instrumento de recuperação da informação à luz de uma abordagem de interfaces homem-máquina, em prol da comunidade acadêmica e a sociedade. 



Palavras-chave


Repositórios Digitais. Usabilidade de Repositórios Digitais. Recuperação da Informação.