Tamanho da fonte: 
Integração de informação e interoperabilidade: o Repositório Institucional como suporte à gestão da investigação na Universidade de Aveiro
Diana Silva, Ana Bela Martins, Bella Nolasco

Última alteração: 2013-07-26

Resumo


A implementação de repositórios de acesso aberto nas instituições de ensino superior tem sido um dos meios mais usados, nos últimos anos, para a gestão e promoção da visibilidade da produção científica desenvolvida nas instituições, ao facilitar mecanismos de auto depósito, de gestão da informação científica e sua disponibilização na Web e de integração e interoperabilidade com outros sistemas. Esta última vertente tem sido apontada recentemente (COAR Working Group 2 Repository Interoperability, 2011; Lewis et al., 2009) como um dos aspetos fundamentais para a criação de valor no seio das instituições ao nível da gestão da produção científica e disseminação da mesma. De facto, podemos considerar que a interoperabilidade dos repositórios com outros sistemas de informação no âmbito da instituição e fora dela pode ser identificada como um dos fatores críticos para o sucesso e para a adesão dos investigadores ao depósito em repositórios científicos de acesso aberto.

O Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) é um sistema de informação em regime de auto arquivo que armazena, preserva e dá acesso via Web em regime de acesso aberto à produção científica da UA em formato digital. Dotar a universidade de ferramentas que permitam uma melhor gestão da sua produção científica constitui-se como um dos objetivos do RIA, desde a sua implementação no ano de 2011.

A presente comunicação tem como objetivo apresentar a estratégia global de desenvolvimento, configuração e adequação de funcionalidades do RIA em função de uma gestão integrada da informação relativa à produção científica da instituição em termos de avaliação, acesso, visibilidade e  preservação. Serão exploradas algumas das configurações próprias consideradas no desenvolvimento do repositório baseado em software Dspace ao nível da comunicação com outros sistemas, explorando os aspetos críticos de interoperabilidade e recolha de informação identificados no decorrer dos processos de desenvolvimento. Será partilhado, neste contexto, o projeto de criação de um sistema único para a gestão da investigação da universidade interoperável e preparado para a recolha de informação do repositório institucional. De facto, a equipa de gestão e desenvolvimento do repositório considerou desde o inicio como desafios fundamentais os ligados à comunicação de informação com sistemas internos e externos de forma a partilhar e integrar informação relevante e a racionalizar recursos e serviços. A este nível destacam-se:

1.      A recolha automática  de dados bibliográficos de bases de dados na Web ou de sistemas de gestão bibliográfica no momento de depósito no RIA, que tem concorrido para a simplificação de processos de auto arquivo contribuindo para o seu incentivo. Esta possibilidade resulta, de uma forma muito efetiva, num enriquecimento do registo bibliográfico com o preenchimento automático de campos descritivos, o que claramente constitui valor acrescentado para o sistema de informação.

  1. A integração do RIA com um sistema de informação que realiza a gestão de utilizadores  em toda a universidade denominado Registo Central de Utilizadores da UA que inclui docentes, alunos, investigadores e funcionários da instituição e permite  identificação inequívoca da autoria no repositório e a disponibilização de dados de forma controlada para outros sistemas internos. A  gestão de dados de investigação e docência de forma segura e controlada é permitida pelo facto de existir um mecanismo de identificação inequívoca da autoria dentro dos sistemas e entre eles.
  2. Disponibilização de informação do RIA para o sistema PADUA – Gestão de Informação para Avaliação de Docentes da  UA. Trata-se de um sistema desenvolvido internamente com ligação à base de dados de utilizadores da instituição. Um dos critérios incluídos neste sistema para a avaliação de docentes é baseada na tipologia de documentos e na atribuição de valores para cada uma das tipologias aceites. A comunicação entre os dois sistemas  - RIA e PADUA – realiza-se por intermédio de um Web service do RIA que permite que no momento da recolha de informação sejam selecionados os registos disponíveis no repositório a incluir no sistema de avaliação. Por outro lado, de referir que a troca de dados entre os dois sistemas é facilitada por meio da identificação comum da autoria.
  3. O projeto de criação de um sistema único para a gestão da investigação da universidade e preparado para efetuar automaticamente a recolha de dados bibliográficos no repositório institucional.

São vários os desafios que têm sido apontados em relação à interoperabilidade entre sistemas (COAR Working Group 2 Repository Interoperability, 2011). Alguns dos aspetos críticos identificados no âmbito do desenvolvimento e configuração do RIA passam por: mecanismos de identificação inequívoca de registos e documentos digitais através de identificadores persistentes como o handle e DOI; a identificação inequívoca de autores no âmbito institucional e fora da instituição; informação descritiva (metadados) com um alto nível de granularidade. A reflexão comum em torno destes aspetos será um meio de potenciar o desenvolvimento de soluções adequadas a nível global.

 

 

Referências bibliográficas

 

COAR Working Group 2 Repository Interoperability. (2011). The Case for Interoperability for  Open Access Repositories version 1.0 (pp. 10 p.).

Lewis, S., Hayes, L., Newton-Wade, V., Corfield, A., Davis, R., Donohue, T., & Wilson, S. (2009). If SWORD is the answer, what is the question?: Use of the Simple Web-service Offering Repository Deposit protocol. Program: electronic library and information systems, 43(4), 407-418. doi: 10.1108/00330330910998057

 

 


Palavras-chave


repositórios; acesso aberto; produção científica; interoperabilidade