Tamanho da fonte: 
Contributo para a criação de um diretório de revistas científicas portuguesas
Salima Rehemtula, Ana Alves Pereira, Elsa Ribeiro

Última alteração: 2013-07-27

Resumo


Esta comunicação pretende descrever um dos trabalhos desenvolvidos na terceira fase do Projeto Blimunda[1]. Este projeto tem como principal objetivo proceder ao levantamento das políticas das editoras e revistas científicas portuguesas em relação ao auto arquivo em Repositórios Institucionais (RIs) e incluir esta informação na base de dados internacional SHERPA/RoMEO[2].

O Projeto Blimunda começou a ser desenvolvido, em 2010, na Divisão de Documentação e Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Biblioteca da FCT/UNL)[3], no âmbito do Projeto do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Projeto RCAAP)[4], e com o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN)[5].

Do ponto de vista metodológico, a implementação do projeto envolveu a criação de uma base de dados de revistas e editoras e respetivos contactos. As fontes utilizadas para identificar as revistas científicas portuguesas existentes foram: Scielo Portugal, Ulrich`s Periodicals Directory, Latindex, Directory of Open Access Journals (DOAJ), EBSCO – Fonte Académica, o Relatório sobre o estado da arte do Acesso Aberto em Portugal[6] e as instituições entretanto contactadas.

Desde 2010, foram identificadas e contactadas 310 revistas científicas portuguesas, das quais 184 (~60%) já têm uma política de depósito em RIs definida e incluída na base de dados SHERPA/RoMEO.

Tendo em conta que a base de dados criada no âmbito do Projeto Blimunda já se encontra desatualizada e a discrepância de informação existente nas bases de dados internacionais, pretende-se com este trabalho efetuar um novo levantamento das revistas científicas portuguesas existentes através do cruzamento de dados das referidas bases.