Tamanho da fonte: 
Fontes de informação eletrônica sobre Open Access
Raíssa Mendes

Última alteração: 2013-07-27

Resumo


Com o preço abusivo dos editores de periódicos e a necessidade dos pesquisadores pelo acesso às publicações científicas pela internet, os temas sobre Open Access (Acesso Aberto) vêm ocupando espaço entre as publicações nacionais e estrangeiras sobre comunicação científica. Todavia, o vasto e caótico universo virtual que é a Internet tem dificultado a recuperação de trabalhos, iniciativas governamentais e notícias em geral existentes sobre esse tema, de forma mais centralizada.
Conforme Baptista et al (2007), o mote do Movimento de Acesso Aberto é a disseminação ampla e irrestrita dos resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos. Seus benefícios são, entre outros, a maior visibilidade das pesquisas e sua utilização pelo maior número possível de interessados, o que promove, em última instância, o desenvolvimento da ciência.
O presente trabalho tem por objetivo principal identificar fontes de informação eletrônicas, nacionais e estrangeiras, sejam elas primárias ou secundárias, que reúnam informações de diferentes formatos e tipos, relacionadas ao tema Open Access.
Por meio de uma pesquisa na Internet, foram encontradas algumas fontes de informação que mostraram ter mais destaque devido à sua completude de conteúdo.
As fontes encontradas e consideradas mais relevantes foram:
Digital Scholarship: criada por Charles Bailey Jr. em 2005, a página na internet chamada Digital Scholarship possui bibliografias atualizadas sobre Open Access, além de indicar blogs e outras informações e comentários sobre Acesso Aberto,
comunicação científica, repositórios digitais, direitos autorais em ambientes digitais e
afins. Charles Bailey Jr. possui 24 anos de experiência em gestão de bibliotecas e foi o
editor de um dos primeiros periódicos de acesso aberto, o The Public-Access Computer
Systems Review, criado em 1989. De acordo com a própria página, desde o ano de seu
surgimento até junho de 2011, Digital Scholarship possuiu mais de 8.3 milhões de
visitantes provenientes de 228 países, o que comprova a grande popularidade mundial
dessa fonte de informação.
Open Access Directory: trata-se de uma wiki, editada por Robin Peek e destinada a reunir o maior número de informações sobre o tema Acesso Aberto. Nessa página, existem várias listas: de blogs, de organizações que apoiam o Movimento, de cursos oferecidos, de repositórios digitais de acesso aberto, dentre muitos outros. A intenção da wiki é fazer com que os próprios interessados e adeptos ao Movimento mantenham seu conteúdo sempre completo e atualizado. Open Access Archivangelism: blog do professor da Universidade de Southampton, Stevan Harnad, considerado um dos maiores defensores do Movimento de Acesso Aberto dentro da comunidade acadêmica. Em seu blog, Harnad indica trabalhos em formato completo sobre o tema, além de vídeos de palestras e slides de apresentações.
Blog do Kuramoto: blog destinado principalmente, a discutir questões relacionadas ao acesso livre à informação científica e temas afins cobertos pela Ciência da Informação. Criado pelo pesquisador em Ciência da Informação Hélio Kuramoto, o blog também tem informações sobre posições governamentais brasileiras em relação ao Acesso Aberto e sobre a evolução da implantação de repositórios institucionais no Brasil.
É importante que a comunidade acadêmica saiba dos esforços que estão sendo realizados por vários pesquisadores em reunirem informações de diversas naturezas sobre o Open Access. Em vista das fontes apresentadas, é possível perceber a magnitude que esse tema já adquiriu dentro da comunidade científica mundial e não é difícil notar que as discussões não param de evoluir. Tais fontes podem ser consideradas como essenciais para o início de qualquer pesquisa que aborde o tema Acesso Aberto. Notou-se também que a presença de fontes nacionais ainda é tímida.
Referências Bibliográficas:
BAPTISTA, A. A. et al. Comunicação científica: o papel da Open Archives Initiative no contexto do acesso livre. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2007.
BLOG DO KURAMOTO. 2013. Disponível em: http://kuramoto.blog.br/. Acesso em: 1 maio 2013.
DIGITAL SCHOLARSHIP. 2013. Disponível em: http://digital-scholarship.org/. Acesso em: 05 maio 2013.
OPEN ACCESS ARCHIVANGELISM. 2013. Disponível em: http://openaccess.eprints.org/. Acesso em: 20 abr. 2013.
OPEN ACCESS DIRECTORY. 2013. Disponível em: http://oad.simmons.edu/oadwiki/Main_Page. Acesso em: 9 maio 2013.