Programa

4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto 6 a 9 de outubro de 2013

Universidade de São Paulo, Brasil

PROGRAMA




DOMINGO | 06 DE OUTUBRO

18h30 – 19h | APRESENTAÇÃO DO CORO DE CÂMARA COMUNICANTUS

19h – 20h | ABERTURA

- Boas vindas e intervenção da Presidente da Comissão Organizadora da 4ª. CONFOA e Coordenadora do SIBiUSP, Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, neste ato representando o Reitor da Universidade de São Paulo

- Intervenção da coordenadora-geral de Pesquisa e Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil, instituição parceria na organização da 4ª. CONFOA, Prof. Dra Maria Carmen Romcy de Carvalho

- Intervenção do Vice-Reitor da Universidade do Minho, Portugal, instituição parceira na organização da 4ª. CONFOA, Prof. Dr. Rui Vieira de Castro

- Intervenção do Membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Computação Científica Nacional, Portugal, instituição parceria da 4ª. CONFOA, Eng. João Nuno Ferreira

20h – 21h | LANÇAMENTO REPOSITÓRIO CRUESP

 

- Profa. Dra. Glaucia Maria Pastore - Pró-Reitora de Pesquisa UNICAMP - Coordenadora dos Trabalhos da Comissão de Pesquisa no CRUESP. Neste ato representando o Reitor da UNICAMP.

- Prof. Dr. Marco Antonio Zago - Pró-Reitor de Pesquisa USP.

- Profa. Dra. Maria José Mendes Giannini - Pró-Reitora de Pesquisa UNESP.

- Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz - Diretor Científico da FAPESP.



SEGUNDA-FEIRA | 07 DE OUTUBRO

8h – 9h | Recepção / Registro dos Participantes

9h – 11h | MESA I – POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO ABERTO

Moderador:

Hélio Nogueira da Cruz – BRASIL - Vice Reitor da Universidade de São Paulo

 

Painelistas:

Fapesp: política de acesso aberto à ciência em São Paulo - Carlos Henrique de Brito Cruz – BRASIL - Diretor Científico da FAPESP [ppt]

Developing a Framework for Open Access Policies in the United States - Heather Joseph - ESTADOS UNIDOS - SPARC [ppt]

Proposta de políticas de acesso aberto da FCT - João Nuno Ferreira – PORTUGAL - Membro do Conselho Diretivo FCT I.P. [ppt]

 

11h – 11h30 | Intervalo

11h30min – 12h40 | COMUNICAÇÕES I – POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO

Coordenadora: Bianca Amaro – BRASIL – IBICT

Comunicações:

Diretrizes OpenAire para Repositórios de Dados, Repositórios de Literatura e Sistemas CRIS - Pedro Princípe, Eloy Rodrigues, José Carvalho e Ricardo Saraiva [ppt]

Disponibilidade em acesso aberto da produção científica dos países da África Lusófona - Martins Fernando Guambe, Gema Bueno de la Fuente [video]

Os critérios para cadastramento no OpenDoar e os Repositórios Institucionais Luso-brasileiros - Maria Fernanda Mascarenhas Melis [ppt]

12h40 – 14h | Intervalo para almoço

14h – 16h00 | MESA II – DIREITOS AUTORAIS E ACESSO ABERTO

Moderador:

Rubens Beçak – BRASIL – Secretário Geral da Universidade de São Paulo

 

Painelistas:

Direito autoral e acesso aberto. Marcos Alves de Souza – BRASIL - Ministério da Cultura

Os direitos de autor e as bibliotecas e arquivos necessidades como utilizadores de obras intelectuais - Cláudia Trabuco – PORTUGAL – Universidade Nova de Lisboa [ppt]

Copyright’s Relationship with Open Access - Legislative Framework that Contextualizes OA Policies and Practices - Victoria Owen - CANADÁ - Chief Librarian, University of Toronto Scarborough. Presidente da Comissão de Direitos Autorais e outras questões legais da IFLA (CLM) [ppt]

16h – 16h30 | Intervalo

16h30min – 17h40 | COMUNICAÇÕES II - PERCEPÇÃO DO ACESSO ABERTO

Coordenador: João Mendes Moreira – PORTUGAL – FCCN

Comunicações:

Publicações em acesso aberto na área de Ciências Agrárias: o que pensam os pesquisadores? - Jean Carlos Ferreira dos Santos, Marko Synésio Alves Monteiro [ppt]

A perspectiva dos bibliotecários quanto à implantação de ferramentas de acesso aberto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ligia Patrícia Torino, Emanuelle Torino, Felipe Matheus Melze [ppt]

Mapeamento e análise da percepção das mudanças associadas ao acesso aberto à literatura científica com bibliotecários e profissionais de informação de universidades públicas federais e estaduais do Brasil - Rafael Antonio Di Foggi , Ariadne Chloe Mary Furnival [ppt]

17h30 – 18h30 | Sessão – Meu pôster em 01 minuto ...

Coordenador: Sadrac Leite Silva e Elizabeth Dudziak

Apresentação de Posters

INDICADOR DE PRESENÇA NA WEB DO ACERVO DE UM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL - Gerald Jean Francis Banon, Marciana Leite Ribeiro, Clayton Martins Pereira - [ppt]

Diretrizes para a Implementação de Políticas de Acesso Aberto - Clara Parente Boavida, Eloy Rodrigues, Victoria Tsoukala, Vasso Kalaitzi -[ppt]

Acesso aberto: a informação além das fronteiras e a proteção dos direitos autorais - Rosilene Paiva Marinho de Sousa, Ilína Cordeiro de Macedo Pontes, Sthefanie Cordeiro de Araújo Formiga, Guilherme Ataíde Dias - [ppt]

O Repositório ENSP/Fiocruz na promoção da divulgação científica e do acesso aberto - Fatima Cristina Lopes dos Santos, Antonia Carmélia de Mendonça Brito, Ana Cristina da Matta Furniel, Ana Paula Mendonça, Rosane Mendes -[ppt]

Qualidade e Impacto das Revistas Brasileiras do Portal SEER - Luísa Chaves Café -[ppt]

Serviços para o Acesso Aberto em Portugal: o Projeto RCAAP - José Carvalho, Eloy Rodrigues, João Moreira -[ppt]

Definição de metadados para registros de áudio em repositórios digitais de acesso aberto - Maria Imaculada da Conceição, Maria do Carmo Avamilano Alvarez, Hálida Cristina Rocha Fernandes -[ppt]

Repositório Institucional CRUESP: mais do que um consórcio, um trabalho integrado USP, UNESP e UNICAMP - Sueli Mara Ferreira, Luiz Vicentini, Flávia Maria Bastos, Silvana Vidotti [ppt]

Políticas de acesso aberto das agências brasileiras de fomento à pesquisa - Michelli Costa, Fernando César Lima Leite – [ppt]

Periódicos brasileiros e a fuga de artigos de alto impacto - Rubenildo Oliveira da Costa, Lucia Maria S.V.C. Ramos - [ppt] 

Laboratório de Prática em Biblioteca Digital – Célia da Consolação Dias -[ppt]

A proteção autoral na publicação científica de acesso aberto - Adriana Carla Silva de Oliveira, Rosilene Paiva Marinho de Sousa, Guilherme Ataíde Dias -[ppt] 

Treinamento SEER a distância: uma estratégia para repasse de tecnologia - Milton Shintaku, Andrea Fleury, Ronnie Brito - [ppt]

Contributo para a criação de um Diretório de Revistas Científicas Portuguesas - Salima Rehemtula, Ana Alves Pereira, Elsa Ribeiro -[ppt]

Repositório: uma solução possível para o acesso, visibilidade e preservação do conhecimento científico produzido em PANAFTOSA – OPAS/OMS - Dayse Carias Bersot, Cícera Henrique da Silva -[ppt]

Repositórios digitais: um estudo de caso do Repositório Eletrônico Institucional (REI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Fabiana da Silva França, Adriana Carla Silva de Oliveira, Guilherme Ataíde Dias, Francisca Arruda Ramalho - [ppt]

O MAPEAMENTO E A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E IMPACTOS DO ACESSO ABERTO À LITERATURA CIENTÍFICA ENTRE USUÁRIOS FINAIS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA - Nelson Sebastian Silva Jerez, Ariadne Chloe Mary Furnival -[ppt]

Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro: visibilidade, cooperação e acesso à informação científica - Roger De Miranda Guedes -[ppt] 

BVT: software livre para construção de Bibliotecas Virtuais Temáticas - André Freitas de Lucena, Milton Shintaku - [ppt]

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: dez anos de interoperabilidade - Diego José Macedo, Milton Shintaku, Gabriel Franklin Mathias, Roberto Novaes -[ppt]

O papel do bibliotecário na implementação de Repositórios Institucionais: a estratégia advocacy - Renato Reis Nunes -[ppt]

Um estudo da percepção do acesso aberto à literatura científica por pesquisadores brasileiros - Ariadne Chloe Furnival, Pedro Carlos Oprime, Nelson Sebastian Silva Jerez -[ppt]

REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: DEMOCRATIZAÇÃO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO - Caterina Groposo Pavão, Janise Silva Borges da Costa, Manuela Klanovicz Ferreira, Zaida Horowitz - [ppt]

Adotar um modelo econômico sustentável para a difusão de revistas em acesso livre: o OpenEdition Freemium - Anne-Solweig Gremillet, Marie Pellen - [ppt]

Portal de Revistas Eletrônicas: acesso aberto à pesquisa científica - Maria Cláudia Pestana, Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos - [ppt]

Apoiando a ciência aberta na Europa - Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues - [ppt]

ACESSO ABERTO E O AUTO-ARQUIVAMENTO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA “POLÍTICA MANDATÓRIA” NO REPOSITÓRIO (Estudo de caso) - Juliana Rabelo do Carmo, Douglas Anselmo de Oliveira, Hagllaupy de Barros Ribeiro, Gleibson José da Silva - [ppt]

Avaliação da Eficácia da "Política Mandatória" no Repositório - estudo de caso - Maria Eduarda Pereira Rodrigues, António Moitinho Rodrigues - [ppt]

Atualização da Biblioteca Digital de Produção Intelectual da USP: melhorias & resultados - Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, André Nito Assada, Celia Regina de Oliveira Rosa, Erinalva da Conceição Batista, Jan Leduc de Lara, Laucivaldo Cardoso de Oliveira, Sibele Silva de Fausto, Tiago Rodrigo Marçal Murakami - [ppt]

Preservação do conhecimento nuclear brasileiro: infraestrutura para integração, acesso, compartilhamento e reuso de dados de pesquisa - Luana Farias Sales, Luís Fernando Sayão -[ppt]

Integração de sistemas de informação com repositórios - Ricardo Saraiva, Pedro Principe, José Carvalho - [ppt]

Acessibilidade em Repositórios de Objetos Educacionais - Marcos Roberto Pereira Silva, José Eduardo Santarem Segundo - [ppt]

EasyDeposit Uma facilidade para Configurar o SWORD - Washington Ribeiro Segundo, Milton Shintaku -[ppt]

Os investigadores e a sua relação com o Acesso Aberto à produção científica: o caso do ISCTE-IUL - Teresa Maria Segurado, Maria João Amante, Bruno Marçal, Carina Cunha [ppt]

Fontes de informação eletrônica sobre Open Access – Ráisa Mendes Fernandes de Souza [ppt]





TERÇA-FEIRA | 08 DE OUTUBRO

8h30 – 9h | Recepção

9h – 11h | MESA III – A CIÊNCIA ABERTA E A GESTÃO DE DADOS DE PESQUISA

Moderador:

Roberto Marcondes Cesar Junior – BRASIL - Diretor do Núcleo de Pesquisa em eScience da USP

 

Painelistas:

Open Science and Open Data - John Wilbanks – ESTADOS UNIDOS - Advisory Boards of the U.S. National Library of Medicine’s PubMed Central [ppt]

Science as an open enterprise: open data for an open science - Peter Elias – REINO UNIDO - Royal Society, United Kingdom [ppt]

Socionet CRIS approach to support open science activities - Sergey Parinov – RÚSSIA - Central Economics and Mathematics Institute of Russian Academy of Sciences [ppt]

11h – 11h30 | Intervalo

11h30 – 12h40 | COMUNICAÇÕES III - TECNOLOGIAS APLICADAS A REPOSITÓRIOS CIENTÍFICOS

Coordenador: Eloy Rodrigues – PORTUGAL – UMinho

Comunicações:

UPBox e DataNotes: ferramentas colaborativas para dados de investigação em domínios diversos - Cristina Ribeiro,  João Rocha da Silva e João Correia Lopes [ppt]

A importância das palavras chave dos artigos científicos depositados no repositório Estudo Geral: estudo comparativo com os termos atribuídos na MedLine - Ana Miguéis, Ana Luisa Silva, Bruno Neves, Alvaro Trindade, José Augusto Bernardes [ppt]

Cross-Ref, DOI (Digital Object Identifier) e serviços: estudo comparativo luso-brasileiro - Edilson Damasio [ppt]

12h40 – 14h | Intervalo para almoço

14h – 15h10 | COMUNICAÇÕES IV - REVISTAS E EDITORAS DE ACESSO ABERTO

Coordenador: José Carvalho – PORTUGAL - SDUM – UMinho

Comunicações:

Revistas em acesso livre da Universidade de Aveiro: criar valor para a comunidade - Ana Bela Martins, Bella Nolasco, Diana Silva [vídeo]

A presença das editoras universitárias nos acervos dos repositórios institucionais - Flávia Rosa, Milton Shintaku, Rodrigo França Meirelles, Susane Barros, Caio Schwarcz Hoffmann [ppt]

Uso de periódicos eletrônicos nas instituições do ensino superior e de pesquisa em Moçambique - Ranito Zambo Waete, Maria Aparecida Moura, Manoel Valente Mangue [ppt]

15h10 – 15h40 | Intervalo

15h40 – 16h50 | COMUNICAÇÕES V - REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS

Coordenadora: Sueli Mara Ferreira – BRASIL – SIBiUSP

Comunicações:

Panorama atual dos repositórios institucionais das instituições de ensino superior no Brasil - Tiago Rodrigo Marçal Murakami, Sibele Silva de Fausto [ppt]

Integração de informação e interoperabilidade: o repositório institucional como suporte à gestão da investigação na Universidade de Aveiro - Diana Silva, Ana Bela Martins, Bella Nolasco [vídeo]

Análise das políticas de auto arquivamento nos repositórios brasileiros e portugueses - Tainá Batista [ppt]

16h50 – 18h | Encerramento das atividades.

CONFOA 2014 - Apresentação da Comissão Organizadora da 5º. CONFOA 

Relatoria final da 4ª. CONFOA - Rosaly Favero Krzyzanowski

Observadora Internacional: Carolina Rossini

Palavras dos representantes das instituições organizadoras

- Sueli Mara S.P.Ferreira – SIBiUSP, Brasil

- Bianca Amaro – IBICT, Brasil

- Eloy Rodrigues – UMinho, Portugal

- João Moreira – FCCN, Portugal




QUARTA-FEIRA | 09 DE OUTUBRO

Cursos Pós-Conferência - 9h – 12h  

OFICINA 1 – Interoperabilidade e repositórios: novos serviços de apoio à atividade científica e académica      [ppt parte 1] [ppt parte 2] [ppt parte 3] [ppt parte 4]

Ministrantes: José Carvalho, Eloy Rodrigues, Ricardo Saraiva e Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho          

Carga horária: 03 horas

 

Sessão tutorial sobre a Interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica e demonstração de serviços de valor acrescentado para repositórios. Este treinamento permite conhecer todo o ciclo da informação nestes contextos, a importância da utilização das normas e diretrizes e a mais valia da informação em rede. Aborda ainda as principais iniciativas internacionais relevantes nesta área.

Programa:

1. Conceito de Repositório aberto e importância da Interoperabilidade

2. Desafios e oportunidades da interoperabilidade em repositórios de acesso aberto

3. Pilares da interoperabilidade, normas, direterizes e a qualidade dos repositórios

4. Interoperabilidade e novos serviços em repositórios: o caso do RepositoriUM

5. Serviços e projetos a nível nacional e transnacional: os casos do RCAAP e OpenAIRE

OFICINA 2 – Gestão de Propriedade Intelectual para o Acesso Aberto ao Conhecimento Cientifico

Ministrantes: Carolina Rossini– SPARC/ARL e conselheira OKFN Brasil e Projeto REA-Brasil (coordenação), John Wilbanks – Sage Bionetworks, Everton Zanella – OKFN Brasil, Alexandre Hannud Abdo – OKFN Brazil e USP, Debora Sebriam – Projeto REA Brasil e Instituto Educadigital

Carga horária: 03 horas

Programa:

Este workshop tem como objetivo proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre o acesso aberto, recursos educacionais abertos e dados abertos como formas primordiais para publicação e gestão do conhecimento gerado na universidade pública.

Partindo de um mapeamento do atual estado de acesso aberto no Brasil, de exemplos de políticas implementadas em algumas universidades/países e da solidificação de conceitos sobre o acesso aberto e interoperabilidade legal e técnica, este workshop irá fornecer dicas e instruções sobre como divulgar seu trabalho por meio de estratégias de Acesso Livre, assim como proteger seus direitos de autor na cultura digital. O debate tratará de questões institucionais relacionadas a transferência de tecnologia e respectivas estratégias de embargo de depósito e publicação.

Também englobará exercícios práticos e guiados para que os participantes compreendam melhor sobre as licenças do Creative Commons, GPL e outras licenças em geral, e aprendam como escolhê-las, implementá-las, como interoperam com outras licenças e como medir seu impacto.

Recursos complementares:

* Iniciativa de Budapeste pelo Acesso Aberto - http://www.opensocietyfoundations.org/openaccess/translations/portuguese-translation

* Relatorio SPARC: Country Report - Brazil, por Carolina Rossini

* Princípios Panton - http://pantonprinciples.org/translations/#Portuguese

* outros TBC

OFICINA 3 – A lei de Direitos Autorais e respectivas limitações para bibliotecas e arquivos

Ministrantes: Francimária Lacerda Nogueira Bergamo (DDI)

Carga horária: 03 horas

Programa:

Esta oficina tem por objetivo discutir a revisão da lei autoral brasileira que deverá ser submetida ao Senado brevemente, bem como explicitar o contexto de negociações na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) acerca da ampliação das limitações e exceções ao direito do autor e acesso à cultura, implicando em decisões que podem afetar seriamente nossas atividades. Entendemos que nos encontramos em um momento crítico, no qual a posição das bibliotecas, arquivos e instituições educacionais deve ser claramente manifestada.

Cursos Pós-Conferência – 14h – 17h

OFICINA 4 – Gestão de dados científicos: o papel das bibliotecas [ppt]

Ministrantes: Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho 

Carga Horária: 03 horas

O mote para o workshop é a necessidade de compreender o papel que as bibliotecas e serviços de informação e documentação têm hoje que desempenhar no domínio dos dados científicos produzidos pelas instituições de investigação. Com base neste referencial, serão trabalhados de forma integrada os seguintes tópicos: planeamento da gestão de dados científicos, curadoria e ciclo de vida dos dados científicos, etapas da gestão de dados científicos, metadados e repositórios de dados científicos, e políticas institucionais para a gestão dos dados. Pretende-se assim traçar uma visão geral dos principais campos de compreensão e intervenção dos profissionais envolvidos na gestão de informação científica e académica.

Programa:

1. Dados científicos: conceitos e tipologias

2. Gestão de dados científicos: relevância e desenvolvimentos

3. Ciclo de vida dos dados científicos e etapas na gestão dos dados

4. Recomendações da LIBER sobre o papel das bibliotecas na gestão de dados

5. Políticas institucionais para a gestão dos dados

6. Planeamento da gestão de dados científicos

7. Documentação, metadados e repositórios de dados científicos

OFICINA 5 – Boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção científica

Ministrantes: Bianca Amaro, Luísa Café, Maria Fernanda Melis, Michelli Costa e Tainá Batista – equipe do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação – Ibict [ppt]

 Carga horária: 03 horas

 

Programa:

1. Para começar um repositório institucional

1.1. Conceitos e natureza

1.2. Eliminando males entendidos

2. Definição das políticas

2.1. Política institucional

2.2. Política de funcionamento

2.3. Termo de autorização de distribuição não exclusiva de conteúdos

3. Arquitetura da informação

3.1. Comunidades e coleções

3.2. Grupos de usuários

3.3. Permissões e políticas

4. Metadados

4.1. Formulários de descrição por tipos de documentos

4.2. Padronização na descrição dos documentos

4.3. Controle de autoridades

5. Visibilidade

5.1. URL

5.2. Nomeação dos arquivos

6. Serviços de informação para a comunidade acadêmica

6.1. Disseminação Seletiva da Informação (RSS e assinatura de coleções)

6.2. Estatísticas

6.3. Preservação

6.4. Orientação sobre os direitos autorais

7. Divulgação

7.1. Diretórios internacionais de repositórios digitais

7.2. Ranking de repositórios digitais

7.3. Marketing

7.4. Redes sociais

OFICINA 6 – Gestão de Periódicos Científicos

Ministrante: Peter Elias [ppt]




Realização: Organização: Apoio:

SIBi USP FCCN Universidade do Minho FCT Ibict CNPq FAPESP

Este trabalho está sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0.