Inscrições | Workshops pós-Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto

Encontram-se abertas as inscrições para os dois Workshops pós-Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, que decorrerão no dia 8 de Outubro. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e o número de inscrições aceites está limitada à capacidade das salas.

Workshop 1 | Repositórios institucionais e Open Data Pilot no quadro europeu - Horizonte 2020

Formadores:

  • Kevin Ashley (Digital Curation Center)
  • Pedro Príncipe (Universidade do Minho)

Destinatários: Gestores de repositórios e bibliotecários

Horário: das 9:00 às 12:00h

Descrição:

O objetivo deste curso é preparar os gestores de repositórios e os bibliotecários para o desempenho de novas funções e de oferecer novos serviços em Gestão de Dados Científicos e, mais especificamente, preparar os formandos para lidar com os requisitos do Open Research Data Pilot do programa-quadro Horizonte 2020.

O Open Research Data Pilot H2020 surge com o propósito de melhorar e maximizar o acesso e a reutilização de dados de investigação resultantes de projetos financiados pela Comissão Europeia. A rede de repositórios institucionais portugueses de acesso aberto (RCAAP) pode desempenhar um papel importante nesta iniciativa europeia, quer no apoio aos investigadores no seio das suas instituições, quer na sua sensibilização para o cumprimento dos objetivos do programa piloto H2020, no que se refere aos requisitos de dados científicos em acesso aberto.

Pretende-se que os gestores de repositórios adquiram conhecimentos sobre os requisitos de dados científicos do H2020 e competências básicas para desenvolver a capacidade de curadoria de dados locais; sobre a gestão do acesso a coleções de dados científicos; sobre a oferta de novos serviços na biblioteca e nos repositórios sobre aconselhamento aos investigadores e elaboração de planos de Gestão de Dados ou sobre a gestão de dados científicos dentro de um projeto.

Idiomas da formação: Inglês e Português

Inscrições disponíveis em: http://goo.gl/RWdXFs

(Número de inscrições limitado à capacidade da sala)

 

Workshop 2 | Como cumprir com os requisitos do Acesso Aberto no quadro europeu Horizonte 2020

Formadores:

  • Victoria Tsoukala (EKT - National Documentation Centre)
  • Eloy Rodrigues (Universidade do Minho)
  • Ana Luísa Silva (Universidade de Coimbra)

 

Destinatários: Investigadores, docentes e alunos do terceiro ciclo (preferencialmente da Universidade de Coimbra)

Horário: das 14:00 às 16:00h

Descrição:

O objetivo deste curso é o de informar os investigadores sobre as políticas de Acesso Aberto e de Dados Abertos do Programa-Quadro Horizonte 2020. Através do Horizonte 2020 a Comissão Europeia declara que todos os artigos revistos pelos pares, que resultem de projetos financiados por esta organização, devem ser disponibilizados em acesso aberto.

O workshop irá fornecer informações detalhadas sobre os requisitos para publicação em acesso aberto e sobre a ação-piloto de acesso aberto a dados científicos e aos planos de gestão de dados de investigação. Aos participantes serão dadas informações práticas sobre como cumprir com os requisitos do acesso aberto, e como integrar esses requisitos durante todo o ciclo de vida do projeto - desde a elaboração de propostas à avaliação final.

Este workshop tem como objetivo reforçar o grau de cumprimento das políticas de Acesso Aberto e de Dados Abertos no programa-quadro Horizonte 2020, por parte dos investigadores portugueses. Assim, os participantes ficarão a:  

Ter uma melhor compreensão das vantagens do Acesso Aberto;

Conhecer as políticas europeias sobre o Acesso Aberto;

Conhecer os requisitos de Acesso Aberto do Horizonte 2020;

Saber como cumprir com esses requisitos (quando publicam um artigo, depositam uma publicação ou submetem um projeto a financiamento)

Idiomas da formação: Inglês e Português

Inscrições disponíveis em http://goo.gl/WOL788

(Número de inscrições limitado à capacidade da sala)



Realização: Organização: Patrocinadores:
>SIBUC UC FCCN Universidade do Minho FCT Ibict FOSTER >EBSCO BioMed Central @MIRE KEEP