Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Nova política de acesso aberto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Portugal
João Mendes Moreira, Joana Novais, Filipa Pereira, Filipa Pardelha, Miguel Andrade

Última alteração: 2024-06-11

Resumo


Esta proposta de comunicação visa partilhar a experiência e boas práticas no processo de definição e implementação da nova Política de Acesso Aberto do financiador Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de Portugal. A nova política tem por objetivo assegurar que todas as publicações resultantes de investigação por si financiada pela FCT, ficam disponíveis em acesso aberto pleno e imediato e que os direitos de autor são retidos pelos próprios.

O processo foi gerido por uma equipa multidisciplinar que desenhou e implementou um plano integrado e holístico focado no Plano S e na política, bem como nos aspetos indiretos considerados críticos para uma adoção bem-sucedida, em particular, as infraestruturas/serviços de suporte ao cumprimento da política bem como o plano de comunicação, disseminação e formação. A proposta termina com a apresentação de alguns indicadores.


Palavras-chave


Política de acesso aberto; Plano S; retenção de direitos; vias dourada, verde e transformativa; iniciativa diamante; acordos transformativos; monitorização e conformidade de políticas; gestão de ciência.