Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

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As práticas de acesso aberto nas revistas de educação indexadas a Web of Science
Karla Angélica Silva do Nascimento, Lia Machado Fiuza Fialho, Maria Aparecida Alves da Costa

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar as práticas de ciência aberta apresentadas nos sites das revistas brasileiras classificadas em Education & Educational Research indexadas a WoS, mais especificamente no que concerne ao acesso aberto dos dados das pesquisas, avaliação aberta e política de retratação. Metodologicamente, optou-se por uma análise prática, realizada por meio de um levantamento descritivo, relacionada aos princípios da Ciência Aberta. Os resultados mostraram que, embora haja uma tendência positiva em direção a incorporar alguns pilares da ciência aberta na política editorial dos periódicos, no que concerne a transparência aos dados de pesquisa, á avaliação aberta e à retratação, ainda há uma lacuna significativa na implementação efetiva nas revistas científicas de Educação. Ressalta-se a necessidade contínua de promover diretrizes mais solidas e abrangentes em relação à ciência aberta.


Palavras-chave


Ciência aberta; política; periódicos de educação; WOS