Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Um retrato do paradigma factual da Ciência Aberta
Ana Sabrina Sousa, João Frias Rosa, Mafalda Lopes, Sara Pinto, Amparo Alves, Diana Rodrigues, Pedro Melo, Palmira Oliveira, Regina Pires, Rosa Silva

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


Após a criação da iniciativa Open Science for Nursing Knowledge na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), cuja finalidade é promover a discussão e divulgação da Ciência Aberta (CA), surge a necessidade de identificar as práticas existentes no âmbito da partilha de conhecimento científico no que concerne à CA e quais as necessidades existentes na comunidade ESEP, através de um estudo de investigação descritivo, observacional.

Apresentamos nesta submissão os resultados preliminares do estudo, por via da aplicação de um questionário aos estudantes do 2º ciclo da ESEP e docentes. O estudo foi validado pela comissão de ética.

O questionário incluiu 34 questões. A grande maioria dos participantes referiu saber o que é o acesso aberto, no entanto não conhece as políticas de acesso aberto e nem todos estão familiarizados com as práticas. Alguns participantes nunca procuraram informação sobre o assunto e outros têm como principal fonte de informação os websites e repositórios institucionais ou de centros de investigação. Estes resultados sustentam a necessidade de formação e capacitação para uma cultura de CA a nível institucional e por domínio de investigação, como é exemplo Ciências de Enfermagem.


Palavras-chave


Acesso aberto; ciência aberta; ciência cidadã; dados abertos; inovação aberta.