Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Portfólio de serviços OPERAS para a investigação e publicação aberta
Lorena Caliman Fontes

Última alteração: 2024-06-13

Resumo


A infraestrutura europeia de investigação OPERAS oferece um ecossistema abrangente de serviços de comunicação académica que responde às necessidades específicas da comunidade de investigação a nível local e europeu. Esses serviços permitem aos investigadores descobrir recursos académicos das Ciências Sociais e Humanidades, conhecer as práticas de revisão pelos pares em publicações abertas, participar em projetos colaborativos de ciência cidadã, e muito mais. Com o desenvolvimento dos seus serviços, a OPERAS está a construir uma rede transnacional de acesso aos recursos de comunicação académica disponíveis no Espaço Europeu da Investigação, integrando-os no mercado da European Open Science Cloud (EOSC).

Durante esta demo, apresentaremos os diferentes serviços da OPERAS, dando particular enfoque a serviços que, além de figurarem em suas versões finais, promovem fortemente a descoberta de recursos e a colaboração na comunidade académica e para além dela: a plataforma para a ciência participativa, VERA, e a plataforma de descoberta para as Ciências Sociais e Humanidades, GoTriple.

Principais atributos da plataforma VERA:

  • Colabore com diversos parceiros para construir em conjunto projetos de investigação participativa nas Ciências Sociais e Humanidades.
  • Encontre ferramentas que facilitem a colaboração entre os membros da equipa e faça evoluir o seu projeto
  • Descubra oportunidades de financiamento para apoiar os seus objetivos.
  • Público-alvo: investigadores, atores da sociedade civil, autoridades públicas.

Principais atributos da plataforma GoTriple:

  • Descobrir e reutilizar recursos académicos abertos de Ciências Sociais e Humanidades (CSH), ou seja, publicações, conjuntos de dados, projetos - em várias línguas
  • Encontrar e estabelecer contactos com outras pessoas envolvidas na investigação em CSH
  • Melhorar a investigação através de ferramentas inovadoras (por exemplo, visualização, análise, anotação na Web, estabelecer parcerias de confiança e recomendações)
  • Público-alvo: Investigadores, bibliotecas, universidades, empresas, autoridades públicas, decisores políticos, jornalistas, cidadãos

Outros quatro serviços do OPERAS, em diferentes estágios de desenvolvimento, serão brevemente apresentados:

  • PRISM: Peer Review Information Service for Monographs, serviço para dar transparência ao processo de revisão por pares nas publicações em Acesso Aberto – voltado para editoras, bibliotecários, investigadores e financiadores;
  • Metrics: recolhe métricas de utilização e impacto relacionadas com os conteúdos publicados em acesso aberto de diversas fontes – voltado para autores, editoras, bibliotecas e investigadores;
  • Pathfinder, serviço de descoberta de provedores de serviço e editoras – voltado para investigadores, editoras e provedores de serviço;
  • Hypotheses, serviço de blogs académicos – voltado para toda a comunidade científica;
  • MONDAECUS, serviço de tradução colaborativa online – voltado para investigadores e comunidade científica em geral.

Palavras-chave


Colaboração; Acesso Aberto; Ciência Participativa; Infraestruturas de Investigação