Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

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Gameficação do Ensino de Botânica Através de Recursos Abertos
Sergio Manuel Serra da Cruz, Ana Cláudia Macêdo Vieira, Mariana Aparecida Almeida Souza

Última alteração: 2024-06-11

Resumo


A utilização de jogos e recursos abertos em sala de aula traz benefícios para a aprendizagem da criança e adolescente o que permite o desenvolvimento de habilidades extras as condicionadas a disciplina. Estes fatos abrem espaço para a gameficação, ocasionando o uso dos jogos como fatores motivacionais, empregando elementos típicos de jogos em contextos de educação e formação, entregando algum tipo de recompensa. É importante salientar que jogos educativos devem ter objetivos bem definidos e claros para promoção de estratégias que ampliem a capacidade cognitiva dos estudantes, como a potencialização de conceitos e a prática na forma lúdica de conceitos preestabelecidos e o desenvolvimento de habilidades. O ensino de Botânica e de Ciências Biológicas pode se beneficiar desses tipos de recursos, incentivando os estudantes a buscarem novas formas de aprendizado e os envolvendo nas temáticas abordadas. A presente proposta objetiva a difusão em escolas da rede pública e particular de jogos dentro das temáticas Botânica e Ciências Biológicas. Já foram elaborados vários recursos abertos, por exemplo, dois jogos em formato digital e de e-books gratuitos e está em fase de finalização um terceiro e-book e, em fase de elaboração, mais um jogo em formato digital e seu equivalente como e-book.

Palavras-chave


Jogos didáticos; Inovação, Ensino de Botânica.