Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

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Editorar: um programa para editores juniores da OBJN
Paula Vanessa Peclat Flores, Ana Carla Dantas Cavalcanti, Enéas Rangel Teixeira, Valdecyr Herdy Alves, Raíra Lima Alves, Amanda de Chiara dos Santos Neto, Matheus Antunes Vieira

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


O OBJN (Online Brazilian Journal of Nursing) é um periódico brasileiro de enfermagem online, com alcance internacional. Sua missão é divulgar as produções científicas da Enfermagem e áreas afins, promovendo a disseminação de conhecimentos atuais e relevantes, resgatando a importância dos conhecimentos teóricos e das boas práticas de enfermagem e saúde, considerando a especificidade da área de conhecimento e a interdisciplinaridade com áreas correlatas1. Diante da necessidade de capacitar e envolver estudantes de diversas áreas acadêmicas no processo editorial de uma revista científica internacional, surge o desafio de proporcionar uma experiência significativa e enriquecedora para esses alunos, ao mesmo tempo em que contribuem para o avanço da ciência na área de enfermagem2. Nesse contexto, foi desenvolvido o programa Editorar, uma iniciativa de extensão universitária da Universidade Federal Fluminense (UFF). O programa visa aproximar os estudantes dos 1º, 2º e 3º ciclos universitários, oferecendo a oportunidade de atuarem como editores juniores em uma revista científica internacional de enfermagem. De acordo com as necessidades e rotatividade da revista, são realizados processos seletivos, com divulgação nacional através de redes sociais e pelo site da revista. Os editores juniores admitidos em cada seleção participam do projeto de forma voluntária ou com apoio de bolsa subsidiada pela Proex (Pró-Reitoria de Extensão) da UFF. Eles são supervisionados pelos editores científicos das diversas áreas da revista, proporcionando-lhes a vivência prática e a compreensão das diferentes etapas da editoração científica. Essa abordagem colaborativa e integrada entre academia e prática editorial promove um ambiente de aprendizado rico e diversificado. Desde seu início em 2020, o projeto já contou com mais de 30 editores juniores, de diversos estados brasileiros e diferentes níveis acadêmicos, englobando doutores e doutorandos, mestres e mestrandos, e alunos dos cursos de bacharelado/licenciatura. Isso tem proporcionado aos participantes uma experiência enriquecedora, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional. A oportunidade de participar ativamente do processo editorial de uma revista científica internacional tem impactado positivamente na formação desses estudantes, promovendo uma compreensão mais ampla do campo da enfermagem e suas interações com outras áreas do conhecimento3. Além da contribuição para os editores juniores, o corpo editorial da revista se beneficia do processo de treinamento, que exige reciclagem contínua e constante de melhoria dos processos administrativos e editoriais.


Palavras-chave


Comunicação Científica, Ciência aberta, Participação Cidadã em Ciência e Tecnologia