Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
MEMÓRIAS DA SAÚDE MENTAL: Morar em Liberdade como experiência de Ciência Aberta e Cidadã/ Brasil
Fernanda Maria Duarte Severo

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


Objetivamos expor tópicos de uma experiência comunicacional da ciência, consolidação da salvaguarda e difusão de acervo histórico de pesquisa qualitativa sobre políticas de Saúde Mental, especificamente, desdobramentos históricos da Reforma Psiquiátrica Brasileira (1991-2019). O depósito público encontra-se em implantação desde 2020/2 em repositório institucional (Ciência Aberta) no Arca Dados da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz e as ações comunicacionais em multiplataformas (Ciência Cidadã) iniciaram em 2018 e foram ampliadas em 2020 (Youtube, Facebook, Instagram). Desde o princípio da coleta/ produção do banco de dados consolidamos um plano de gestão com passos metódicos de um Plano de Comunicação Pública de resultados parciais em linguagens diferenciadas.

No âmbito da Ciência Cidadã e das interfaces comunicacionais, adotamos uma linguagem reunindo arte, ciência e tecnologia na instalação multimídia – Morar em Liberdade (2018-23) apresentada em treze edições no Brasil.

Ambiciona-se com essas ações comunicacionais e com a disponibilização pública desta documentação histórica, por meio do compartilhamento das fontes de pesquisa qualitativas na íntegra e práticas comunicacionais multiplataformas, contribuir com a literacia da temática, produção de conhecimentos, expressões culturais e artísticas e práticas de advocacy. Essa composição vem consolidando um lugar social de interesse público e colabora com a redução de estigmas em relação à população egressa de instituições totais. Desde as primeiras ações de ambientação expositiva o compilado imagético-textual tem revelado-se como potente ferramenta para práticas de educação formal e não formal sobre o cuidado em liberdade realizado no âmbito da Saúde Pública no Brasil.



Palavras-chave


Ciência Cidadã; Saúde Mental Brasileira; Comunicação Pública