Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

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Composição do ecossistema da educação aberta brasileira: tendências atuais e elementos constituintes
Eva Priscila Vieira Dann, Caterina Groposo Pavão

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


Este trabalho consiste em estudo piloto, cujo objetivo é investigar a composição atual do ecossistema da educação aberta no Brasil, suas principais dimensões e como esses elementos influenciam ou podem influenciar o desenvolvimento e promoção da Ciência Aberta no Brasil. A Ciência Aberta é um movimento que engloba diferentes práticas e dimensões, constituindo um ecossistema. A falta de formalização de seus conceitos é um ponto em discussão, fato que tem consolidado a necessidade de compreendê-la através de taxonomias. A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se por ser um estudo qualitativo, básico e exploratório-descritivo, que utilizou-se da pesquisa bibliográfica. Para tanto, foram realizadas buscas em duas bases de dados, procedendo assim ao levantamento inicial de referências. Após, os textos recuperados foram importados e selecionados na ferramenta Rayyan. Os 54 textos resultantes da seleção foram divididos em quatro categorias: Recursos Educacionais Abertos (REAs); Plataformas de aprendizagem eletrônica; Iniciativas em educação aberta; e Outros. A análise realizada mostra que o ecossistema da educação aberta pode ser formado por elementos complexos e diversos. Embora os REAs ainda ocupem um espaço significativo nas agendas de estudos da área, nota-se a existência de elementos adicionais, o que prevê ampliação das análises, para incluir novas subfacetas a esse ecossistema.


Palavras-chave


Educação aberta; Ciência aberta; Ecossistema da educação aberta