Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Validação de instrumento de recolha de dados: identificação das necessidades e práticas de ciência aberta na comunidade ESEP
Palmira Conceição Oliveira, Regina Pires, Pedro Melo, Amparo Alves, Diana Rodrigues, João Frias Rosa, Mafalda Lopes, Rosa Silva, Sara Pinto, Ana Sabrina Sousa

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


Enquadramento: Este estudo reporta-se à primeira parte de um projeto de investigação mais amplo, suportado na iniciativa “Open Science for Nursing Knowledge” da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

 

Objetivo: Analisar a validade facial e de conteúdo de um questionário de identificação das necessidades e práticas de ciência aberta.

 

Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo. Recolha de dados através de focus group, com 9 participantes, utilizando a

 

Meetings (90 minutos). Previamente, estabeleceram-se os critérios de inclusão para os participantes. Estes foram conduzidos a discutir sobre a compreensão do questionário construído pela equipa de investigação, em função do objetivo definido. A informação foi submetida a análise de conteúdo. Procedimentos éticos assegurados.

 

Resultados: Nove participantes, que incluíram estudantes de mestrado, docentes ou investigadores. Emergiram categorias relacionadas com a validade facial e de conteúdo, na elaboração das questões: adição, remoção, alteração da ordem, alteração de enunciado; e ainda categorias como: alteração ao enunciado de opções de escolha, adição de definições e, adição de opções de resposta, entre outras.

 

Conclusão: O estudo contribuiu para a validação do instrumento de recolha de dados, quanto ao conteúdo, adequação e aplicabilidade, neste contexto e população, sendo um contributo essencial para a avaliação das práticas de ciência aberta.


Palavras-chave


Acesso aberto; Ciência aberta; Grupos focais; Estudo de validação