Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Escola Nacional de Informação para a sociedade contemporânea: uma proposta aberta.
Ricardo Medeiros Pimenta

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


O texto trata de um projeto de pesquisa  com resultados parciais relacionados ao desenvolvimento de um modelo de escola nacional de informação. Nessa proposta o conceito de design thinking é utilizado para pensar conceitualmente o modelo de escola mas sobretudo a perspectiva da ciencia aberta parece atravessar todo o corpo teórico, técnico e aplicado do que se propoe ser esse programa de ensino institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que é voltado também para a sociedade. Os resultados apontam para uma infraestrutura digital em desenvolvimento já operante e bsuca-se comunicar as realizações de forma a, em uma aproximação do paradigma da  pesquisa-ação, compreender a comunidade científica e de práticas da ciencia da informação para melhor modular a escola que se encontra ainda em processo constante de individualização.



Palavras-chave


Ciência da Informação; Escola; Ensino; Escola aberta; Ciência Aberta