Última alteração: 2024-06-12
Resumo
Os ambientes digitais desempenham um papel crucial na disseminação de informações, mas a acessibilidade permanece um desafio, particularmente para pessoas com baixa visão. Este trabalho tem como objetivo principal construir um modelo teórico embasado nas percepções dos usuários, especialistas e plataformas acerca da acessibilidade em ambientes informacionais digitais. A análise se concentrará nos repositórios digitais das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, localizadas na região do nordeste do Brasil. O estudo busca entender como pessoas com baixa visão interagem com esses ambientes, incluindo as ferramentas que utilizam para acessá-los; compreender a perspectiva dos especialistas em relação a essas plataformas; e analisar as plataformas em relação as normas relativas a acessibilidade digital. A metodologia empregada é qualitativa, envolvendo a coleta de dados por meio de entrevistas com os usuários deficientes visuais de baixa visão e com os especialistas em ambientes digitais, além de análises dos próprios ambientes a partir das diretrizes da W3C. As primeiras análises evidenciam que os ambientes não atendem muitas diretrizes, mas que estão em busca de estratégias para adequação, os especialistas sinalizam essa questão e espera-se a partir dos usuários obtere informações relevantes que irão subsidiar decisões em relação a estes ambientes.