Última alteração: 2024-06-12
Resumo
Enquadramento: Este estudo reporta-se à primeira parte de um projeto de investigação mais amplo, suportado na iniciativa “Open Science for Nursing Knowledge” da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Objetivo: Analisar a validade facial e de conteúdo de um questionário de identificação das necessidades e práticas de ciência aberta.
Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo. Recolha de dados através de focus group, com 9 participantes, utilizando a
Meetings (90 minutos). Previamente, estabeleceram-se os critérios de inclusão para os participantes. Estes foram conduzidos a discutir sobre a compreensão do questionário construído pela equipa de investigação, em função do objetivo definido. A informação foi submetida a análise de conteúdo. Procedimentos éticos assegurados.
Resultados: Nove participantes, que incluíram estudantes de mestrado, docentes ou investigadores. Emergiram categorias relacionadas com a validade facial e de conteúdo, na elaboração das questões: adição, remoção, alteração da ordem, alteração de enunciado; e ainda categorias como: alteração ao enunciado de opções de escolha, adição de definições e, adição de opções de resposta, entre outras.
Conclusão: O estudo contribuiu para a validação do instrumento de recolha de dados, quanto ao conteúdo, adequação e aplicabilidade, neste contexto e população, sendo um contributo essencial para a avaliação das práticas de ciência aberta.