Conferências Acesso Aberto, 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Análise da modalidade de acesso a artigos de periódicos científicos: um olhar através de bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Universidade de São Paulo (USP)
Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães, Larissa Silva Costa, Vania Lisboa da Silveira Guedes

Última alteração: 2025-04-04

Resumo


O estudo objetiva verificar o tipo de acesso a artigos publicados no quinquênio 2019-2023, por bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), nível A e Sênior (SR), financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), afiliados à Universidade de São Paulo (USP). O estudo é de caráter bibliográfico e descritivo e emprega abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados no Portal Memória do CNPq e Currículo Lattes. Os resultados refletem que “Ciências Exatas e da Terra” destacam-se com 63 pesquisadores nível 1A e 13 nível SR. Foram selecionadas áreas com concentração de pesquisadores com bolsas vigentes: nível 1A Química e nível SR Física e Probabilidade e Estatística. Observa-se a predominância de artigos em acesso fechado por pesquisadores 1A da Química (63,00%) e por pesquisadores SR da Física (62,50%). Na Probabilidade e Estatística, há predominância de artigos em acesso aberto (65,17%). Conclui-se que, no período analisado, há predominância de pesquisadores com publicações em periódicos de acesso fechado. Ressalta-se que a adesão à publicação científica em periódicos de acesso aberto deve ser intensificada, na medida em que essa política é importante para o avanço da Ciência.

Palavras-chave


Periódicos de Acesso Aberto; Periódicos de Acesso Fechado; Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ); Universidade de São Paulo (USP).