Última alteração: 2025-04-04
Resumo
O presente estudo investigou a utilização de dados abertos como Recursos Educacionais Abertos (REAs) no contexto educacional, com o objetivo de compreender como esses dados podem ser incorporados ao ensino e aprendizagem, além de identificar as estratégias que favorecem essa ambientação. Quando acessíveis, interoperáveis e adaptados pedagogicamente, os dados abertos adquirem valor educativo, enriquecendo as experiências dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de competências como a alfabetização crítica em dados, a aprendizagem baseada em evidências e a pesquisa. O trabalho consistiu uma revisão bibliográfica no Portal de Periódicos da Capes, a fim de identificar publicações que abordasse a temática. Os resultados apontaram que os dados abertos têm potencial significativo para fomentar práticas educacionais inovadoras e interdisciplinares. A integração de dados abertos como REAs depende de estratégias de curadoria, acessibilidade e formação docente, que garantam qualidade e relevância. Tais recursos fortalecem a Educação Aberta (EA), democratizando o acesso ao conhecimento e incentivando a colaboração entre instituições. Apesar dos desafios, os achados destacam oportunidades para a ampliação das práticas educacionais baseadas em dados abertos, sugerindo direções para futuras pesquisas, desenvolvimento de políticas institucionais voltadas à EA.