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Customização no Workflow do DSpace na versão 7.6.2 : o caso do Repositório Institucional da UFRN
Clediane de Araújo Guedes Marques, Maria Aniolly Queiroz Maia Maria Aniolly Queiroz Maia, Thomas Almeida de Souza Farias Thomas Almeida de Souza Farias, José Carlos da Silva Nascimento José Carlos da Silva Nascimento

Última alteração: 2025-04-14

Resumo


O DSpace é uma plataforma de código aberto amplamente utilizada para a criação e o gerenciamento de repositórios institucionais, o que possibilita sua customização conforme necessidades específicas. Dados do OpenDOAR indicam que o Brasil possui 171 repositórios institucionais baseados no DSpace. A atualização para a versão 7 do software apresenta desafios significativos, sendo necessária por diversas razões, tais como a garantia da manutenção contínua, melhorias na segurança da informação e a sustentabilidade dos repositórios. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e descritiva, com o objetivo de apresentar a realidade da customização do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RI UFRN).  A análise das funcionalidades da versão 7 do DSpace evidenciou a necessidade de customizações específicas, como adaptações no fluxo de trabalho (workflow) e melhorias na identificação de depósitos pendentes de aprovação e publicação — funcionalidades já presentes na versão 6.3. Nesse sentido, o estudo busca responder à seguinte questão: quais são as customizações necessárias na versão 7.6.2 do DSpace para atender às demandas do RI UFRN? O workflow no DSpace garante que os itens submetidos passem por um processo estruturado de avaliação antes da disponibilização, permitindo que revisores (orientadores e bibliotecários) aprovem, rejeitem ou solicitem modificações. Por padrão, o DSpace disponibiliza três tipos de workflow: (1) aceitar ou rejeitar; (2) editar metadados e aceitar ou rejeitar; e (3) apenas editar e aceitar. Na versão 6.3, a interface admin-workflow permite visualizar informações sobre o owner dos objetos ClaimedTask e dos objetos em PoolTask, recurso amplamente utilizado por administradores diante de fluxos de submissões exponenciais em final de semestre. Essa versão possibilita identificar o responsável por cada etapa do fluxo e, quando um revisor assume uma tarefa, o sistema registra o responsável pela atividade em andamento, permitindo a gestão e curadoria das submissões. Por outro lado, a versão 7.6.2 não exibe essas informações na interface admin-workflow, o que motivou o desenvolvimento de uma badge (etiqueta) indicadora do status dos itens em revisão. Essa badge mostra se o item aguarda ação de um revisor ou editor (orientadores e bibliotecários respectivamente), ou se está vinculado a um usuário específico via ClaimedTask. Com essa customização, o workflow do DSpace 7.6.2 passa a garantir um processo estruturado de avaliação, desde a criação do WorkspaceItem, passando pela transformação em WorkflowItem, até sua eventual aprovação e disponibilização, assegurando a qualidade e a confiabilidade dos conteúdos do RI UFRN. Essa contribuição com o detalhamento dessas alterações para o RI UFRN foi enviada ao GitHub do DSpace, com o propósito de subsidiar versões futuras da plataforma e beneficiar outras instituições, aprimorando o sistema de mapeamento do fluxo de trabalho e consolidando as informações em uma única requisição. Por fim, sugere-se a implementação de um recurso na API do software voltado ao Front End, visando à otimização dos processos.

Palavras-chave


Repositório Institucional; Dspace; Fluxos de depósitos; Workflow