Última alteração: 2025-04-15
Resumo
O estudo trata de uma pesquisa em rede envolvendo uma equipe de 28 professores doutores, membros de associações científicas em Educação de 12 países, articulando 24 universidades – 12 brasileiras e 12 internacionais. Esta investigação é parte das ações desenvolvidas no âmbito do projeto aprovado na chamada pública MCTI/CNPQ Nº 16/2024 – Faixa 1: Projeto em cooperação, registrado sob o número de Processo: 403005/2024-8. O objeto da investigação é o fortalecimento da Ciência Aberta por meio da atuação das associações científicas da área da educação, localizadas especialmente na América Latina, Caribe, África e em países europeus com participação destacada no movimento. Objetiva-se ampliar a internacionalização e a democratização do conhecimento a partir da colaboração entre associações científicas e pesquisadores. Utiliza-se a pesquisa-ação, estruturada em cinco fases, com foco na construção coletiva de estratégias e no aprendizado em rede. Constitui-se uma rede de cooperação internacional com vistas ao avanço científico e tecnológico da Ciência Aberta, envolvendo ações como diagnósticos, planos colaborativos, avaliação participativa e depósito de dados em acesso aberto. As associações são reconhecidas como atores centrais na difusão científica, impulsionando a transparência, o acesso e o reuso do conhecimento em contextos digitais e sociotécnicos emergentes.