Conferências Acesso Aberto, 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

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Desenvolvimento de um questionário sobre conhecimentos, atitudes e práticas de Ciência Aberta numa instituição de Ensino Superior em Portugal
ANA LUIZA GONCALVES FREIRE, Sandra Caeiro, António Quintas-Mendes

Última alteração: 2025-04-15

Resumo


Este estudo visa desenvolver um questionário para avaliar conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à Ciência Aberta  numa instituição de Ensino superior em Portugal. O instrument centra-se em dois pilares da Ciência Aberta: Acesso Aberto e Dados Abertos.  A construção baseia-se na adaptação de instrumentos previamente validados e será aplicada na Universidade Aberta (UAb) a três grupos com diferentes níveis de envolvimento científico: estudantes de pós-graduação, investigadores e coordenadores de projetos. O questionário contempla quatro dimensões: conhecimentos, práticas, atitudes/percepções e expectativas. A revisão bibliográfica abrangeu o período de 2013 a 2024 e recorreu a bases como Scopus e Google Scholar, utilizando descritores específicos para a temática. A escala de Likert de cinco pontos foi adotada por sua eficácia na captação de percepções diversas. A etapa final inclui a aplicação piloto para validação do instrumento. Espera-se apresentar os primeiros resultados preliminares no congresso. Este trabalho insere-se numa investigação de doutoramento sobre Gestão de Dados de Investigação na UAb, e reforça a importância da partilha de instrumentos e transparência, princípios centrais da própria Ciência Aberta.

Palavras-chave


Ciência Aberta; ensino superior; questionário