Última alteração: 2025-04-15
Resumo
Objetiva compreender como os periódicos científicos de Acesso Aberto na área da Ciência da Informação utilizam os recursos e estratégias oferecidos pelo Facebook para ampliar a visibilidade, a acessibilidade e o impacto das produções acadêmicas. A pesquisa parte do reconhecimento do papel das redes sociais digitais na mediação e circulação de conteúdos acadêmicos, destacando a importância de compreender como essas plataformas são e podem ser exploradas para ampliar a visibilidade da produção científica dos periódicos de Acesso Aberto. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, e objetivo descritivo, em que foram analisados 198 periódicos da área. A coleta de dados envolveu a identificação de perfis ativos no Facebook, a fim de entender os tipos de conteúdo e formatos de publicação que são utilizados por estes periódicos e assim identificar as estratégias de aplicações dos recursos dessa rede social digital. Os resultados revelam que o Facebook é empregado como estratégia de marketing científico digital por 72 periódicos de Acesso Aberto, que utilizam a plataforma para divulgar artigos científicos, projetos e técnicas de acesso à informação, preferindo formatos como imagem, links externos e textos informativos, evidenciando uma estratégia comunicacional centrada na disseminação objetiva de conteúdos e no direcionamento para outras plataformas.