Tamanho da fonte: 
CrossRef, DOI (Digital Object Identifier) e serviços: estudo comparativo Luso-Brasileiro
Edilson Damasio

Última alteração: 2013-07-26

Resumo


1 INTRODUÇÃO

O CrossRef é uma associação de editores e instituições que publicam na Internet e que necessitam registrar seu conteúdo através de identificadores únicos (handle systems) e demais serviços com metadados e sua interoperabilidade. Inicia suas atividades no ano de 2000 e hoje conta com diversos serviços de links persistentes e metadados. Apresenta o objetivo e finalidade do CrossRef, e seus principais serviços: é o principal agente do DOI-Digital Object Identifier (com 53 milhões de registros), Cited-By Linking, CrossCheck e o lançamento CrossMark. Os serviços do CrossRef são utilizados pelas principais Editoras científicas, Sociedades científicas e Universidades do mundo, e também projetos de Acesso Aberto, como o SciELO e institucionalmente pela UEM-Universidade Estadual de Maringá, Brasil, pioneira na américa-latina, como instituição isolada, em metodologia para ativação de DOIs em grande quantidade, com 4500, desde o ano de 2008. O estudo é comparativo das principais instituições/editores/associações Luso-brasileiras que tem DOIs ativos.

 O objetivo do estudo é mostrar os principais números na utilização de DOIs no Brasil, comparando-os com Portugal. Em junho (2012), o Brasil consta com 85 associados (instituições/associações/editoras). Em Portugal existe 9 associados, mas, devemos considerar que muitos periódicos são publicados em Editoras, como Elsevier, Springer, e outras. Vem também a mostrar a comparação de instituições que utilizam no Brasil e América Latina. A fonte dos dados são relatórios estatísticos emitidos pelo CrossRef, e informações de sua  página online. Apresenta comparação de periódicos indexados nas plataformas Scopus e Web of Science nos últimos cinco anos.

Termina com apresentação das correlações de associados com DOIs do Brasil e Portugal, e também apresenta dados da baixa utilização do CrossCheck, sistema de identificação de plágio e integridade científica que tem baixa utilização nos dois países. Outro serviço analisado é o Cited-by Linking, objetivando mostrar em sua página on-line dos artigos publicados, os outros que o estão citando, desde que estejam nos 53 milhões de metadados DOIs do sistema. Em periódicos de Acesso Aberto, os pesquisadores, editores, bibliotecários e profissionais da informação necessitam de informações da importância da implementação destes serviços e registros, como requisito para registrar e validar objetos e documentos digitais na Web, gerando interoperabilidade dos dados e maior visibilidade da produção científica.

2 MÉTODOS

Estudo quantitativo com análise de dados do CrossRef e seus serviços, com apresentação de gráficos estatísticos. Mostra também qual o funcionamento básico dos procedimentos de registros DOIs, sistema CrossCheck e Cited-by Linking.

 

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Número total de associados do CrossRef 2664. Número de usuários no Brasil (instituições/editoras/ sociedades/universidades) maio 2012 – (85 membros), classificados como Publishers. O projeto SciELO Brasil, SciELO Argentina e SciELO Espanha são respectivamente os principais depositários de registros DOIs ibero-americanos. Como instituição depositária isolada, a UEM-Universidade Estadual de Maringá é a maior utilizadora com 4500 DOIs ativados desde o ano de 2008, com mais de 800 DOIs específicos para congressos. Apresenta também as demais instituições brasileiras com depósitos próximos de 1000 DOIs, a UFSC, UNISINOS, Revista Enfermagem UFPE, UEPG, entre outras. Sobre a utilização do CrossCheck, existem 150 utilizadores, sendo a principal a editora Elsevier, Informa UK, Ovid, Springer e Willey-Blackwell. No Brasil a UNISINOS é utilizador do CrossCheck e a UEM está em fase de testes, com excelentes resultados. Na utilização do Cited-by Linking, Portugal tem registrado como utilizadora a APRH-Assoc. Portuguesa Recursos Hídricos, no Brasil a UEM utiliza em testes, com excelentes resultados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os serviços oferecidos pela associação CrossRef são de extrema necessidade para as publicações em Acesso Aberto. A utilização do registros DOIs e seus links é essencial para o aumento da visbilidade, devido sua interoperabilidade em diversas base de dados de acesso aberto ou fechado e também um dos critérios para avaliação de indexação de novos periódicos nas plataformas Scopus e Web of Science. Ter um link persistente possibilita o intercâmbio de localização de seus artigos no meio acadêmico. No Brasil, a Plataforma Lattes e seus currículos, tem campo específico para a utilização do DOI para artigos publicados e comunicações em congressos e eventos. Na análise estatística o Brasil está utilizando o DOI após a implantação pelo SciELO em 2005 e seu convênio com o CrossRef. Temos instituições isoladas com periódicos não indexados no SciELO que necessitam dos registros DOIs e estão realizando seus registros diretamente com o CrossRef. Como resultado principal o Portal de Periódicos da UEM teve uma grande utilização do DOI desde 2008, nesse intermédio os periódicos publicados em Acesso Aberto, que em sete anos conseguiram melhores índices de avaliação no Qualis/Capes e indexação na Scopus, Web of Science e aumento de Fator de Impacto no JCR. Utilizando o OJS (Open Journals System), no Brasil denominado SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas). Sistema com desenvolvimento centralizado no PKP-Public Knowledge Project (Canadá/USA) com diversos plugins, um sendo exclusivo para exportação de registros XML para o CrossRef, para a utilização de DOIs para referencias, e a possibilidade de inserir o código para o Citeb-by Linking e o CrossCheck. A utilização dos serviços CrossRef é incipiente, mas, sua importância já está definida como requisito essencial nos periódicos brasileiros, juntamente com as políticas de Acesso Aberto, é essencial para aumento da visibilidade, inclusive com aumento constante de Fator de Impacto.


Palavras-chave


CrossRef; Brasil; Portugal; Comunicação científica