Tamanho da fonte: 
Adotar um modelo econômico sustentável para a difusão de revistas em acesso livre: o OpenEdition Freemium
Pellen Marie, Anne-Solweig Gremillet

Última alteração: 2013-07-27

Resumo


OpenEdition é desenvolvido pelo Centro para a edição eletrônica aberta (Cléo), uma iniciativa pública sem fins lucrativos que promove as edições académicas em acesso livre. Ele disponibiliza para a comunidade científica quatro plataformas de publicação e de informação em ciências sociais e humanas, de âmbito internacional: OpenEdition Books, Revues.org, Calenda, Hypotheses. Além disso, OpenEdition desenvolve o projeto LusOpenEdition para os conteúdos em língua portuguesa e/ou relativa ao espaço lusófono com o CRIA (Lisboa) e a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa).

Modelos econômicos do Acesso Livre

Neste momento a publicação em Acesso Livre já não é um desafio mas sim uma realidade. Dois modelos econômicos dominam o campo das publicações científicas em acesso livre. De um lado trata-se dos subsídios (green road) e por outro do modelo autor-pagador (gold road).

Identificamos dois fatores desfavoráveis à divulgação das publicações de ciências sociais e humanas em acesso livre: trata-se por um lado da fragilidade dos modelos econômicos atualmente praticados para este modo de difusão e por outro da dificuldade para as bibliotecas universitárias de assegurar o seu papel tradicional de mediação documental para os conteúdos em acesso livre. O OpenEdition Freemium tem como remover, de maneira pragmática e também política, os dois entraves ao alargamento do acesso livre identificados anteriormente.

É vital que as bibliotecas conquistem o seu lugar na construção de um modelo econômico perene para as publicações em acesso livre. Elas representam, de fato, o espaço onde a utilização das publicações científicas se desenvolve naturalmente. Esta convergência entre bibliotecas e publicações em acesso livre revela-se de interesse público.

As realidades econômicas da publicação eletrônica aberta

Pensamos que as bibliotecas esperam por uma alternativa aos modelos tradicionais baseados no acesso restrito. Para responder a esta expetativa, lançamos o OpenEdition Freemium. O objetivo consiste em comercializar os serviços e produtos derivados com base num livro em acesso livre, construindo uma relação de parceria com as principais bibliotecas de pesquisa. Desta forma, os livros divulgados em acesso livre no formato HTML (legíveis num navegador web), podem ser baixados em formatos destacáveis (PDF, ePub, Mobi) exclusivamente pelos utilizadores das bibliotecas assinantes.

Receitas

O volume de negócios gerado pelo programa OpenEdition Freemium é distribuído da seguinte forma: 34% das receitas são conservadas pelo Cléo para financiar o funcionamento das plataformas e o desenvolvimento de novas ferramentas, 66% são distribuídos aos editores das revistas e das coleções de livros aderentes, membros do pacote OpenEdition Freemium. A totalidade das receitas gerada pelo OpenEdition Freemium é assim reinvestida no desenvolvimento da edição eletrônica científica em acesso livre.

Neste momento são mais de 53 bibliotecas no mundo que decidiram subscrever ao pacote OpenEdition Freemium.

Explorar a hipótese do Freemium através do exemplo de varias revistas :

Confins A2 Webqualis

Confins é uma revista franco-brasileira de geografia, dedicada à publicação de artigos originais, em francês ou português, e traduções de artigos existentes desde 2007. Os artigos tratam, com numerosas ilustrações, de assuntos brasileiros, franceses ou outros, e prioridade é dada aos artigos comparativos e os artigos de brasileiros sobre a Europa.

A revista difunde em ambas as direções os avanços das pesquisas em geografia, em todas as suas linhas, com ênfase na geografia regional. Quanto às abordagens, nenhuma exclusiva, mas as exigências de uma revista científica são seguidas: a avaliação dos artigos pelos pares, uma publicação regular 3 vezes por ano…

Em só 17 números, a revista se tornou como uma revista de geografia importante para o diálogo entre França e Brasil.

Sua divulgação se faz no portal OpenEdition desde 2007 e com o modelo econômico Freemium desde 2011. Aqui se encontram as estatísticas da revista.

Os leitores da revista Confins

A revista adotou o modela freemium e adquiriu mais visibilidade sem perder nada de suas visitas no sítio.

Se pode ver que as visitas são as mesmas antes e depois da escolha do modelo freemium.

Por que escolhemos esta plataforma com este modelo de freemium numa plataforma multidisciplinaria? Para ser visto por nossos colegas acadêmicos em geografia, para que a geografia possa também ser vista por outros especialistas nas interfaces ou melhor ser vista por todos, para os serviços profissionais dados na plataforma (estatísticas, valorização do conteúdo, implementação da revista nas bibliotecas importantes como revezamento de informações).

Para a revista Confins, o importante não é só propor conteúdos tanto em português como em francês mas ser conhecido dos colegas e das bibliotecas na França, em Portugal, no Brasil, em Moçambique, em Angola… O projeto Lusopenedition permite isto.

Com Lusopenedition e o modelo freemium, Confins se dá a possibilidade de ser verdadeiramente internacional e de produzir textos científicos de qualidade, disponível em acesso aberto, inscrevendo o trabalho editorial num processo sustentável.

Nesta comunicação consideraremos também o interesse do Freemium e a presença numa plataforma de revista temática em Acesso Livre para outras revistas que tem características próprias: a Cybergeo (A2 Webqualis), a Lectures, a Nuevo mundo - Mundos nuevos (B1 Webqualis) e os Cadernos de Estudos Africanos.

Oo portal OpenEdition que pormove o modelo Freemium  tem por objetivo responder as várias necessidades que permitem valorizar uma publicação:

  • Valorizar o funcionamento do peer-reviewing realizada pela equipa da revista (no nível dos artigos) e pelo conselho científico do OpenEdition (pelo parte das revistas que entram na plataforma)
  • Internacionalizar as revistas: no nível das contribuições como no nível dos leitores
  • Formar as equipas das revistas a edição eletrônica (regras e boas praticas) com formações livre em Marselha, Paris, Lisboa e São Paulo

Para concluir

O modelo OpenEdition Freemium é um modelo novo. Os primeiros resultados deste modelo mostram que pode ser uma hipótese interessante para construir um modelo econômico perene  com as bibliotecas no que se refere às publicações em acesso livre.

O modelo Freemium ou platinium é uma das hipóteses, não é a única e é importante explorar outros modelos e experimentar até encontrar modelos que garantema qualidade do trabalho editorial com uma dufusão em acesso livre


Palavras-chave


acesso aberto, edição eletronica, modelo econômico