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ACESSO ABERTO E O AUTO-ARQUIVAMENTO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: discussões no âmbito da Iniciação Científica e suas possíveis contribuições através da disponibilização de suas produções nos Repositórios Institucionais
Juliana Rabelo do Carmo, Douglas Anselmo de Oliveira, Hagllaupy de Barros Ribeiro, Gleibson José da Silva

Última alteração: 2013-07-18

Resumo


A informação científica, expressa o conhecimento e age como parceira da ciência na Era do conhecimento. O pesquisador para transferir suas descobertas à comunidade à qual pertence, - como forma de obter o reconhecimento das instituições, academias, sociedades científicas etc. (LE COADIC, 1996) -, busca soluções econômicas, efetivas e ágeis que garantam o processo de comunicação científica. Esta pesquisa que tem como objetivo maior compreender os Repositórios Institucionais, nos seus diversos aspectos com vistas à análise da sua aplicação, visando integrar a participação dos Programas de Iniciação Científica com suas produções científicas disponíveis nos Repositórios Institucionais (RI) de Instituições de Ensino Superior (IES). Utiliza como metodologias para realização do estudo, as pesquisas bibliográfica e descritiva. Os RIs surgiram como uma alternativa para solucionar a crise que os periódicos enfrentavam na década de 90, onde as produções intelectuais produzidas com dinheiro público e com esse mesmo dinheiro as instituições pagavam a assinatura dessas revistas (GUEDES, 2010). Nessa perspectiva, os RIs começaram a ser idealizados para armazenamento e divulgação da produção científica de cada IES, através do emprego da política do Acesso Aberto. Lynch (2003) conceitua Repositório Institucional como conjunto de serviços que a universidade oferece aos membros de sua comunidade para a gestão e disseminação de materiais digitais criados pela universidade e membros de sua comunidade. No panorama nacional de comunicação científica, dados elucidam termos quantitativos que registram a totalidade de 2.032 periódicos científicos, sendo que 1.137 são impressos e 895 online (AMARAL; SHINTAKU, 2012). O objeto de pesquisa proposta, trata-se dos Programas de Iniciação Científicas nas IES brasileiras. Acredita-se que a publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Programa contribuirão para maior visibilidade da produção e divulgação científica das instituições de origem e seus pesquisadores, através da inserção de suas pesquisas nos RIs das respectivas IES, que caracterizam-se como ferramentas para a propagação do Acesso Livre. A partir da pesquisa realizada, podemos considerar que apesar da ligação dos Repositórios Institucionais com as IES no Brasil, ainda não existem iniciativas de parcerias para divulgação científica dos Programas de Iniciação Científica com os RIs. Portanto, considera-se como ponto chave para a questão da maior abrangência dos RIs brasileiros, a criação de Políticas Institucionais de Informação (PIRES; MIRANDA, 2012), para conscientização do impacto de suas ações no desenvolvimento da ciência. 


Palavras-chave


Acesso Livre; Repositórios Institucionais; Iniciação Científica