Tamanho da fonte: 
Apoiando a Ciência Aberta na Europa
Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues

Última alteração: 2013-07-18

Resumo


Este poster apresenta o âmbito de intervenção do projeto OpenAIREplus – 2ª Geração da Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), representando as principais características da rede de repositórios, dos recursos desta infraestrutura de informação e dos serviços que disponibilizada.

O OpenAIREplus[i] é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro que decorre entre dezembro de 2011 e maio de 2014, e que surge na continuidade do projeto OpenAIRE[ii], amplificando a sua missão de implementação das políticas de Acesso Aberto da União Europeia e estendendo a rede de repositórios e serviços.

O OpenAIREplus reúne e 41 parceiros institucionais de 32 países da Europa onde o projeto marca presença com secretariados nacionais de acesso aberto. Complementarmente aos parceiros para desenvolvimento técnico e para a disseminação e rede de implantação nacional, o projeto trabalha com três comunidades científicas no domínio da gestão de dados científicos: EMBL-EBI (European Bioinformatics Institute) para as ciências da vida, DANS (Data Archiving and Networked Services) para as ciências sociais e BADC (The British Atmospheric Data Centre) para clima e ambiente. Em diferentes níveis e intervenção o projeto coopera ainda com várias organizações europeias nos domínios do Open Access e Informação científica, tais como: EuroCRIS, EUDAT, DataCite, ORCID,  COAR, LIBER, SPARC Europe.

O OpenAIREplus está a construir uma infraestrutura participativa para interligar publicações científicas, os conjuntos de dados associados e informação dos programas de financiamento. Esta infraestrutura assenta na rede iniciada com o OpenAIRE e encontra-se em expansão com a integração da rede de repositórios e base de publicações indexadas pela infraestrutura DRIVER, e com a recolha dos metadados de conjuntos de dados científicos provenientes de repositórios de dados previamente selecionados.

O poster explicita o que é a infraestrutura OpenAIRE e quais os destinatários e beneficiários das aplicações e serviços gerados, identificando ainda as principais ações desenvolvidas e a sua importância para o apoio ao espaço europeu de ciência aberta.

Parte inferior do formulário

 

[i] http://www.openaire.eu/en/about-openaire/openaireplusproject/fact-sheet

[ii] http://www.openaire.eu/pt/about-openaire/openaire-project/fact-sheet  


Palavras-chave


OpenAIRE, Open Access, Acesso Aberto, Repositórios, Dados científicos