Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

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Diagnóstico inicial de avaliação de pesquisadores-docentes em IES brasileiras à luz do acordo da Coalition for Advancing Research Assessment - COARA
Laura Viela Rodrigues Rezende, Larissa Bárbara Borges Drumond, Geisa Muller, Marcia Regina da Silva, Sonia Aguiar Cruz Riascos

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


Em geral, é possível afirmar que as práticas científicas são avaliadas em níveis: institucional, do pesquisador e da qualidade dos resultados comunicados (produção científica). Este estudo considera o recorte da avaliação do pesquisador que, no âmbito das universidades públicas brasileiras, é, também, um docente. Trata-se de um estudo comparativo, ainda em desenvolvimento, que objetiva analisar os instrumentos que avaliam esses profissionais e que são utilizados para acompanhamento de desempenho, progressões de carreira, concessões de fomento, entre outros eventos. Posteriormente, comparou-se os instrumentos existentes com as sugestões do acordo da Coalition for Advancing Research Assessment - CoARA, uma coalizão global que se dedica à reforma sistêmica da avaliação da ciência em nível internacional. Como resultados preliminares identificou-se que, no contexto de atuação do pesquisador-docente, alguns itens indicados pelo CoARA, como a orientação de outros pesquisadores-docentes, a avaliação por pares e a atuação em comitês editoriais já são contemplados nos instrumentos avaliativos de cinco universidades brasileiras que compõem a amostra do estudo, entretanto outros instrumentos, potencialmente positivos no contexto da Ciência Aberta, ainda não são considerados.

Palavras-chave


Ciência Aberta; Avaliação da ciência; Pesquisador; CoARA