Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

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Rede Latino Americana de Editores Científicos de Educação (Relaece): internacionalização, indexação e aderência à ciência aberta.
Lia Machado Fiuza Fialho, Karla Angélica Silva do Nascimento, Maria Aparecida Alves da Costa

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


Trata-se de uma pesquisa em rede, financiada pelo CNPq, que elege como objeto de estudo as revistas científicas da área de educação emergentes. Articula-se 32 universidades e uma equipe multiprofissional composta por 37 editores de 12 países. Objetiva-se qualificar científica e tecnologicamente os periódicos brasileiros e de outros países latino-americanos, caribenhos e africanos a partir da articulação dos conhecimentos editoriais da equipe com foco na internacionalização, na indexação e na aderência à ciência aberta. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa-ação composta por cinco fases: 1) diagnóstica, com um questionário misto para sondar os conhecimentos dos editores e identificar as fortalezas e deficiências de cada periódico; 2) planejamento da ação, com a elaboração do plano com atividades a serem desenvolvidas para ampliar a internacionalização, indexação e aderência à ciência aberta e minimizar as fragilidades identificadas; 3) tomada da ação, com atividades práticas; 4) avaliação, com grupo focal, a partir da socialização das ações implementadas e sua discussão circular e 5) aprendizado em rede, com registro textual dos possíveis benefícios e limites do trabalho cooperativo. Como resultado, constitui-se uma rede internacional de editores de Educação, a Relaece, para o fortalecimento contínuo de periódicos por meio de ações colaborativas.


Palavras-chave


Internacionalização; Política editorial; Indexação de periódico; Ciência Aberta