Última alteração: 2024-06-12
Resumo
No Brasil as bibliotecas digitais se tornaram comuns em órgãos de governo e em algumas instituições públicas. Parte dessa histórica se inicia com a Biblioteca Digital Jurídica (BDJur), criada em 2004 (Basevi, 2005). Em todos os casos, grande parte dessas bibliotecas digitais utiliza o DSpace, com grande variação de metadados (Macedo, Shintaku, de Brito, 2015), o que revela certa complexidade em adaptar um sistema acadêmico para a disponibilização de informações organizacionais. Desse modo, Shintaku (2023) propõe o uso da cadeia de valor para organizar e descrever a documentação em bibliotecas digitais de governo. Nesse contexto, a Biblioteca Digital do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (BD IPHAN), implementada com o DSpace 7, criou a comunidade "Governança" para disseminar a documentação de gestão, ainda pouco presente nas bibliotecas digitais, mas de suma importância para a socialização da informação gerencial. Com isso, foi necessária a realização de estudos para determinar os metadados condizentes com a documentação e, com isso, atender tanto às necessidades internas voltadas à disseminação das informações de governança, bem como como à Lei de Acesso à Informação (Brasil, 2011), disponibilizando acesso aos documentos de gestão.