Conferências Acesso Aberto, 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Monitorizando a Ciência Aberta: o Open Science Indicator Handbook do projeto PathOS e a sua implementação em repositórios
Antónia Correia, Pedro Príncipe

Última alteração: 2024-06-12

Resumo


O acesso aberto às publicações e aos dados, possibilitado pelos repositórios promete aumentar a visibilidade da investigação (uma vez que permite que mais pessoas descubram e descarreguem os resultados da investigação); a transparência da investigação, permitindo verificações e reprodutibilidade; a investigação interdisciplinar e o aumento das colaborações; as citações; e os benefícios para a sociedade, como um mundo mais democrático e equitativo. Mas será que é assim? Alguns estudos já se debruçaram sobre um ou mais destes tópicos, mas parece faltar uma abordagem mais holística.

O PathOS é um projeto do Horizonte Europa que visa recolher provas dos efeitos da Ciência Aberta, através do estudo das vias de impacto (contexto, recursos, atividades, produtos, resultados e impactos), de uma extensa revisão da literatura, do estudo dos efeitos causais, da elaboração de um Manual de Indicadores da Ciência Aberta e da aplicação dos indicadores selecionados em seis estudos de caso, quatro dos quais baseados em repositórios de publicações, repositórios de dados e infraestruturas abertas. Esta detalha a forma como os indicadores foram selecionados e estão a ser operacionalizados por estes últimos, defendendo a sua utilização e o investimento nestas infraestruturas abertas.


Palavras-chave


Impacto da ciência aberta; Indicadores para a Ciência Aberta; Infraestruturas de Ciência Aberta; Repositórios digitais