Última alteração: 2024-06-12
Resumo
A Ciência Aberta reflete a arquitetura de acesso aberto à informação, permitindo aos investigadores partilhar informação num ambiente aberto e de livre acesso ao público. Neste contexto, a Ciência Aberta tornou-se uma ferramenta de partilha de conhecimento entre membros da comunidade científica e da sociedade, com elevado impacto social e económico. Além disso, com a Ciência Aberta é possível aos investigadores ir além de uma área restrita e fechada, permitindo uma maior divulgação do trabalho científico desenvolvido e conferindo maior rigor e transparência aos processos (Cintra et al., 2017; Lopes et al., 2018).
Neste âmbito, apresentamos um protocolo de investigação sobre as práticas de Ciência Aberta na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).
Este estudo integra-se num projeto do grupo de investigação Open Science for Nursing Knowledge (OS4Nursing), que integra docentes e técnicos superiores da ESEP, e que tem como objetivo promover a discussão e divulgação de Ciência através de tecnologias abertas, responsáveis e acessíveis.
Objetivo: identificar as práticas existentes e as necessidades atuais no âmbito da partilha de conhecimento científico sobre Ciência Aberta na comunidade ESEP.
Metodologicamente, o projeto está organizado em duas etapas: a primeira etapa, com a construção e validação de um questionário, através da técnica de grupo focal; e uma segunda, com um estudo exploratório-descritivo, através da aplicação de um questionário de avaliação do conhecimento e práticas da Ciência Aberta.
O grupo focal será desenvolvido com uma amostra de conveniência de 10 participantes, estudantes de mestrado, docentes ou investigadores da ESEP. Para a implementação da segunda parte será aplicado um questionário em formato digital, dirigido aos estudantes do segundo ciclo de estudos e docentes da comunidade ESEP. O questionário tem um conjunto de 34 questões de resposta rápida e de múltipla escolha contendo: breve caracterização da amostra, conhecimentos sobre práticas de ciência aberta e acesso aberto no domínio da investigação, publicação e divulgação de trabalhos e necessidades de formação e apoio percebidas. Toda a gestão de dados terá o suporte de serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da ESEP e será desenvolvida de forma segura em Microsoft 365®. Os dados serão compilados em Excel e processados no sistema computacional IBM® SPSS® Statistics 24.
Serão respeitados todos os princípios éticos relativos à recolha, análise e divulgação dos dados resultantes do estudo, tendo o projeto sido aprovado pela comissão de ética da ESEP (CE_20/2023).
Os resultados desta investigação orientarão o desenvolvimento de ações futuras no domínio da Ciência Aberta, de acordo com as práticas de investigação na área das Ciências da Saúde e, mais especificamente, na área das Ciências da Enfermagem. Este trabalho poderá também fornecer contributos importantes para a sistematização de práticas e a criação de orientações para práticas de Ciência Aberta na ESEP (European Commission. Directorate-General for Research and Innovation, 2015).
Conclusão: Com a investigação projeta-se a identificação das práticas existentes e as necessidades atuais no âmbito da partilha de conhecimento científico sobre Ciência Aberta na comunidade ESEP, com implicações para as práticas de Ciência Aberta na organização.
Referências bibliográficas:
Lopes, C. A., Antunes, M. D. L., & Sanches, T. (2018). Contributos da literacia da informação para a Ciência Aberta. Ibersid, 12(1), 59-67.
Cintra, P. R., Furnival, A. C., & Milanez, D. H. (2017). O acesso aberto à luz dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 22(50), 205-222.
European Commission. Directorate-General for Research and Innovation (2015). Open innovation, open science, open to the world: a vision for Europe, Publications Office. https://data.europa.eu/doi/10.2777/061652
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Ciência Aberta | Sobre Ciência Aberta [Internet]. Lisboa: MCTES; 2016 Available from: http://www.ciencia-aberta.pt/sobre-ciencia-aberta
OECD (2007), Revised Field of Science and Technology (FOS) classification in the Frascati Manual. Available from: https://unstats.un.org/wiki/display/EC/Revised+Field+of+Science+and+Technology+%28FOS%29+classification+in+the+Frascati+Manual , consulted at 28/11/2023
OECD (2015), Frascati Manual 2015: Guidelines for Collecting and Reporting Data on Research and Experimental Development, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/9789264239012-en
Portugal, Decreto-Lei n.º 63/2019, aprova a Lei da Ciência em Conselho de Ministros a 21 de fevereiro de 2019.