Conferências Acesso Aberto, 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Tamanho Fonte: 
Considerações sobre as Bibliotecas Universitárias e Educação Aberta no Contexto Brasileiro
Marcia Cristina Fuchs, Milton Shintaku

Última alteração: 2025-04-04

Resumo


A ciência aberta engloba diversas iniciativas voltadas a dar maior transparência e democracia aos processos científicos, dentre os quais se encontra a educação aberta. Entretanto, ainda há pouca discussão sobre o envolvimento da biblioteca com a educação aberta. Assim, o presente estudo tem o objetivo de verificar como a educação aberta está sendo estudada e aplicada no Brasil, no âmbito das bibliotecas universitárias. Um estudo bibliográfico com coleta de dados no google acadêmico. Os resultados ratificaram que há poucos estudos, tendo sido identificados apenas quatro trabalhos no tema, sendo duas dissertações e dois artigos, em grande parte relatando sobre o Massive Online Open Course (MOOC). Assim, revela a necessidade de uma discussão maior nas bibliotecas universitárias sobre a educação aberta.



Palavras-chave


Bibliotecas universitárias, Ciência aberta, Educação aberta.