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Mídias Sociais e divulgação da produção científica: estratégias para ampliar a visibilidade do Repositório Institucional da UFRN
Última alteração: 2025-04-11
Resumo
A transformação digital impactou a forma como a comunicação é estabelecida na sociedade. No contexto acadêmico, as práticas de interação e busca por informações também foram modificadas. Nesse cenário, as mídias sociais emergem como ferramentas estratégicas para ampliar o relacionamento com o usuário e, consequentemente, a visibilidade da produção científica. Ao reconhecer o impacto das interações em rede promovidas pelas mídias sociais, busca-se estabelecer uma relação de reciprocidade entre as novas dinâmicas de comunicação e as publicações científicas disponibilizadas em repositórios institucionais, como é o caso do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RI UFRN). Esse esforço visa ampliar o alcance e promover maior visibilidade ao conhecimento acadêmico-científico. O RI UFRN possui presença digital no Facebook, com 722 seguidores, sendo um número ainda modesto diante da necessidade de divulgação das produções da universidade. Em contrapartida, os perfis da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da UFRN contam com 9.834 seguidores no Instagram, 3.900 no Facebook e 3.425 no X (antigo Twitter), totalizando uma audiência consolidada de 17.159 usuários. Esses canais apresentam um volume expressivo de visualizações e engajamento. Diante desse cenário, o estudo buscou responder à seguinte questão: como ampliar a divulgação das produções científicas do RI UFRN por meio das mídias sociais? Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, visando analisar a realidade do repositório no que diz respeito à divulgação de suas produções. Foi desenvolvido, então, um projeto de parceria entre o RI UFRN e os canais digitais da BCZM, com o objetivo de utilizar as mídias já consolidadas (Instagram, Facebook e X) como ponte de aproximação com a comunidade acadêmica e científica. A estratégia adotada foi potencializar o acesso às publicações disponíveis no repositório, com foco inicial na divulgação dos títulos com maiores índices de acesso, conforme métricas fornecidas pelo DSpace. Essa parceria fortalece o acesso aberto, a democratização da informação científica e amplia o impacto das produções acadêmicas da UFRN. A curadoria dos conteúdos e a criação de um portfólio de publicações garantem maior alcance e engajamento, atingindo pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral. Como resultados iniciais, observou-se maior impacto na divulgação, especialmente com a utilização de links diretos nas postagens, promovendo acesso rápido e intuitivo ao conteúdo. A incorporação de hashtags temáticas também tem ampliado a disseminação para além do meio acadêmico, favorecendo maior interação e engajamento. A segunda fase do projeto prevê a integração dessas estratégias a métricas alternativas (altmetria), com o objetivo de qualificar a mensuração do alcance e impacto das publicações no ambiente digital, fortalecendo sua visibilidade, acesso e relevância social.
Palavras-chave
Repositório Institucional; Mídia Digitais; Produção Científica; Divulgação Científica